Jornal do Carro
SUV mais vendido do Brasil, o Renegade chega à linha 2022 com novidades. O Jeep feito em Goiana (PE) traz alterações nos faróis, lanternas e cabine. A novidade mais importante é o motor T270 1.3 turbo flexível, que gera até 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. A versão Sport, de entrada, parte de R$ 123.990.
O 1.3 turbo da família GSE substitui o 1.8 Etorq flexível, que gerava 139 cv e 19,3 mkgf. Além disso, a linha Renegade deixa de oferecer o 2.0 turbodiesel. Com isso, o modelo da Jeep se enquadra nas novas leis de controle de emissões, que entraram em vigor no Brasil no dia 1º de janeiro.
O T270 estreou no País em 2021 na picape Fiat Toro. Depois, passou a equipar os SUVS Jeep Compass e Commander – as duas marcas fazem parte do Grupo Stellantis. Ou seja, o Renegade é o quarto carro a receber o quatro-cilindros.
Segundo informações da Jeep, o 1.3 turbo tem coletor de admissão com trocador de calor integrado, o que aumenta sua eficiência térmica. Já a corrente não precisa ser trocada.
As versões do Renegade com tração apenas na dianteira têm câmbio automático de seis marchas. Por sua vez, as 4×4 vêm com transmissão automática de nove velocidades.
Em janeiro deste ano, a Jeep emplacou 11,4 mil veículos no mercado brasileiro. Com cerca de 5 mil unidades, o Renegade manteve o posto de SUV mais vendido no País, conquistado em 2021. Por sua vez, o Compass teve 4,9 mil unidades vendidas no primeiro mês deste ano e o Commander somou 1.437 unidades emplacadas no mesmo período. suspensão do SUV. Essas mudanças foram reveladas pelo Jornal do Carro em dezembro, quando demos uma volta rápida no novo Renegade.
Na linha 2022 do Renegade, a Jeep deixou de oferecer a versão Standard, que tinha preço em torno dos R$ 100 mil e era voltada às vendas diretas. A intermediária, Longitude, tem tabela inicial de R$ 138.990. Para a topo de linha, Trailhawk, o valor parte de R$ 163.290.
Esse também é o preço inicial da inédita Série S, que acaba de estrear. Seu diferencial é o visual mais esportivo. Há tração 4×4 com reduzida e programa de condução off-road.
Desde a versão de entrada Sport, o Renegade é bem equipado. Traz controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e multimídia com tela de 7 polegadas e conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Assim como faróis full-leds, frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa de rolagem, detector de fadiga, leitor de placas e seis airbags.
No visual, o para-choque foi redesenhado. Os faróis arredondados (agora Full-leds) e a grade dianteira receberam retoques, e a luzes de seta estão integradas ao conjunto óptico. As lanternas traseiras ganharam estilo mais moderno e passaram a ter luzes de LEDS. (Jornal do Carro)