Estradão
O Grupo Traton vendeu 271,8 mil veículos no mundo todo em 2021. Assim, o conglomerado dono das marcas MAN, Navistar, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, cresceu 43% em relação a 2020. Considerando apenas a divisão de caminhões, a alta nas vendas chega a 47%.
Nesse sentido, o número se refere a todas as operações da companhia. Ou seja, isso inclui caminhões e ônibus. Ademais, considerando os pedidos que ainda não foram entregues, o crescimento é de 66%. Assim, nesse caso o número total de vendas ultrapassa os 360 mil veículos.
Trata-se de um importante crescimento para a operação do Grupo Traton. Seja como for, um importante impulso tem a ver com a aquisição da norte-americana Navistar. Em outras palavras, apenas a nova subsidiária responde por uma ampliação de cerca de 27% nos números totais.
Porém, a companhia encontrou dificuldade para realizar as entregas de veículos. Segundo o Grupo Traton, o principal motivo está ligado à quebra na cadeia de suprimentos. Sobretudo de semicondutores. Seja como for, a empresa informa que minimizar as perdas
“O ano de 2021 foi muito desafiador, principalmente devido aos gargalos de fornecimento. Graças ao intenso intercâmbio com os fornecedores e ao empenho de nossos compradores, conseguimos controlar o fornecimento relativamente bem”, diz o chefe da Traton, Christian Levin.
No entanto, o gargalo ainda não foi superado, segundo o executivo. “Ou seja, ainda será um desafio atender nossos clientes de forma ágil”, diz Levin.
Crescimento ocorreu em todas as marcas da Traton
De acordo com informações do Grupo Traton, a marca Scania respondeu por 25% das vendas totais. Assim, faturou um total de 90,4 mil unidades. Porém, ao adicionar as vendas realizadas e ainda não entregues, o crescimento foi de 26%.
Por sua vez, a MAN Trucks cresceu 15%. Ou seja, isso representa 93,7 mil vendas. No entanto, ao contabilizar a carteira de pedidos feitos que ainda não foram entregues, o crescimento foi de 69%. Ou seja, o total é de 143,5 mil veículos.
Desde a finalização da compra da Navistar, em julho de 2021, a marca norte-americana respondeu por 30,3 mil vendas. Além disso, a entrada de novos pedidos corresponde a 42,6 mil veículos.
Por fim, a Volkswagen Caminhões e Ônibus contribuiu com 57,4 mil unidades. Assim, obteve crescimento de 55%. Além disso, o aumento na carteira de pedidos foi de 57,2 mil unidades. Ou seja, uma alta de 48%. Vale ressaltar que a marca fechou 2021 sendo líder de vendas do segmento no Brasil. (Estradão)