O Estado de S. Paulo/Mobilidade
Combustível adulterado é o inimigo número 1 dos motores dos automóveis. Abastecer o tanque com gasolina ou etanol com misturas proibidas é uma ameaça que pode pesar no bolso do usuário.
“O combustível irregular, que tem água, solventes e outras substâncias, prejudica a combustão do motor e pode causar vários problemas”, diz o engenheiro Marco Barreto, coordenador do curso de pós-graduação em mecânica automotiva do Centro Universitário da FEI.
Os efeitos podem ser imediatos. Pouco tempo depois de sair do posto de serviço que usa combustível “batizado”, o motorista já percebe a perda de potência do automóvel.
Trabalhando de forma inadequada, o motor aumentará o consumo e haverá também contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e entupimento dos bicos injetores, tornando o prejuízo ainda pior. “Em alguns casos, é preciso trocar a bomba de combustível”, afirma Barreto.
Uma das recomendações do engenheiro é que o motorista, ao perceber que foi vítima da fraude do combustível, vá imediatamente a um posto de bandeira confiável para abastecer com gasolina aditivada. “Ela ajuda a limpar o tanque, diluindo a gasolina ou o etanol ruim.”
Conheça seis sinais de que o combustível está adulterado:
- Preços baixos
Desconfie sempre de postos com preço do litro do combustível bem abaixo do praticado pelo mercado. Não há milagre: é muito provável que o estabelecimento, geralmente de bandeira desconhecida, esteja adulterando o combustível oferecido nas bombas. Fuja desses lugares.
- Luz do motor
A luz de alerta com o ícone de um motor no painel indica algum problema no sistema de injeção eletrônica. A causa pode ser combustível adulterado. O sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, detecta problemas ao trabalhar com etanol ou gasolina com composição irregular.
Combustível “batizado” não é o único motivo que faz a luz acender, mas é uma pista importante. Se isso acontecer depois de abastecer o tanque, a razão pode ser combustível misturado com outro produto não reconhecido pela sonda lambda, nome dado ao equipamento montado no sistema de exaustão dos gases de escape do motor a combustão interna, cuja função é determinar a quantidade de oxigênio remanescente do processo de combustão.
- Perda de potência
Perda de potência repentina é outro indício de combustível contaminado. O carro custa a atingir uma velocidade elevada e o torque já não é o mesmo, ou seja, o desempenho do automóvel está comprometido.
- Motor beberrão
Se a média de consumo do carro aumentar sem nenhuma explicação, saiba que o combustível adulterado adora deixar o motor mais “beberrão”.
- Óleo contaminado
Mudanças nas características do óleo que saiu do cárter também são sintomas de adulteração do combustível. Isso acontece por causa da existência de solventes na gasolina ou de excesso de água no etanol.
- Carro começa a dar soquinhos
O carro começa a dar pequenos “soquinhos” e o motor passa a falhar, como se estivesse engasgando. Isso ocorre porque os elementos impróprios do combustível já tomaram conta do sistema, prejudicando o funcionamento do veículo. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)