Motor 1
Quando se deu a partida para o ano de 2022, diversos veículos de variadas montadoras tiveram que sair de linha ou serem atualizados para atender ao Proconve L7, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos no Brasil. Com a medida, os carros que permaneceram no mercado perderam potência, à exemplo dos modelos Fiat Mobi, Argo e Strada, mas outros como o Citroën C4 Cactus ganharam força ao receber uma calibração no motor.
Basta uma consultada na ficha técnica do Citroën C4 Cactus para atestar que o SUV compacto, único modelo da marca à venda em terras tupiniquins, ganhou mais potência no motor 1.6 EC5 aspirado (marca chama agora de 1.6 VTI 120) quando abastecido com etanol, que passa a render 2 cv a mais, assim passando dos atuais 118 cv a 5.750 rpm para 120 cv a 6.000 rpm. Já a potência com gasolina no tanque foi reduzida, caindo de 115 cv a 5.750 rpm para 113 cv a também 6.000 rpm, notando que o motor agora gira um pouco mais com ambos os combustíveis.
Enquanto a potência subiu com etanol, o torque foi reduzido tanto com o combustível vegetal quanto com a gasolina, passando assim de 16,1 kgfm (4.000 rpm a gasolina ou 4.750 rpm com etanol) para 15,7 kgfm a 4.500 rpm com etanol ou 15,5 kgfm de torque com o combustível derivado do petróleo. Ou seja, o Citroën C4 Cactus acabou perdendo até 0,6 kgfm de torque, o que na prática não acaba sendo muito perceptível no dia a dia. O que não mudou é que o modelo continua com o câmbio automático de 6 marchas. Atualmente, o C4 Cactus é vendido com o motor 1.6 16V flex aspirado nas versões Live, X-Series, Feel e Feel Pack.
Vale ressaltar aqui que o motor 1.6 16V THP flex dotado de turbocompressor manteve suas especificações, rendendo 166 cv a 6.000 rpm com gasolina e até 173 cv também a 6.000 rpm com etanol, enquanto o torque máximo de 24,5 kgfm com ambos os combustíveis aparece desde 1.400 rpm. Assim como as configurações com o 1.6 16v de aspiração natural, a transmissão é automática de 6 velocidades.
O Motor1.com Brasil entrou em contato com a Citroën/Peugeot para confirmar a atualização do motor 1.6 16V ECU aspirado, que em nota oficial disse que “A chegada do PL7 trouxe oportunidades de melhorias nas calibrações da gestão motor, melhorando a performance geral do conjunto”. Ou seja, houve mesmo uma atualização no propulsor, fora que a ficha técnica do C4 Cactus indica novos números para o 1.6 aspirado, tudo para atender as novas normas de emissões do Proconve L7.
Além disso, este motor é o mesmo que equipa os modelos da irmã Peugeot, à exemplo do 208 e 2008, ou seja, espere por essa atualização em breve também para a dupla da marca do leão. Por fim, embora o 1.6 THP flex tenha mantido as mesmas especificações, fontes ligadas à marca revelam que o motor turbo também foi atualizado.
Vale ficar ligado que os novos números de potência e torque do C4 Cactus são válidos somente para os carros que chegarem nas concessionárias da marca a partir de 1º de março, que é o lote que virá atualizado e adaptado ao Proconve L7 de fábrica. Com isso, as novidades virão somente na linha 2022 do C4 Cactus, sendo provável que a atualização chegue também para a linha 2022 do Peugeot 208 e 2008. (Motor 1/Diego Dias)