Apesar de piora no setor automotivo, montadora se mostra otimista com retomada em 2022

Portal Jovem Pan

 

Apesar dos números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), que apontam queda de 38,5% nas vendas em janeiro na comparação com dezembro do ano passado e 27,4% na produção, algumas montadoras projetam crescimento para o ano de 2022. O vice-presidente de operações do grupo Caoa, Márcio Afonso, está otimista e diz que a Chery vai expandir sua rede e o portfólio de produtos. “No caso da Caoa Chery, a gente está prevendo um crescimento expressivo e de volume, que pode chegar para nós até uns 45% a 50% de crescimento, mas por conta de ações que nós estamos tomando. Nós previmos chegar em 2022 com 3% de participação. Nós fechamos 2021 com 2%, que era a nossa meta. E, esse mês, se você observar, nós já fizemos 2,6%, nessa média, 2,6%, 2,7%… Então, nós estamos rumando para os 3%. 3% de uma indústria de 2 milhões de automóveis deve dar algo na ordem de 60 mil carros. É o que a gente tem projetado. Isso no caso da nossa marca”, pontuou.

 

Em um setor muito competitivo, quem não se adequar aos novos tempos corre o risco de perder espaço no mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de comprar um carro. Para driblar possíveis impactos na economia e conquistar novos clientes, além dos já cativos, é preciso apresentar diferenciais no momento da venda. “É muito importante você ter condições de pagar bem no seminovo, poder valorizar o seminovo, e no novo dar as melhores condições que você tem em termos de condições de pagamento, parcelamento, juros. Hoje, de fato, o comprador é bastante racional, ele analisa toda a equação do negócio”, diz Afonso. A Caoa Chery deve lançar pelo menos dois novos produtos no Brasil em 2022 e está voltando as atenções também ao nicho de híbridos e elétricos. (Portal Jovem Pan/Daniel Lian)