Truck & Bus Builder América do Sul
A venda de caminhões e tractocaminhões (cavalos mecânicos) no mercado peruano atingiu o total de 1.235 unidades no primeiro mês de 2022, com expansão de 6,1% em comparação com janeiro de 2021 que totalizou 1.164 veículos. Em veículos para o transporte de passageiros, o mercado peruano, ainda sob os efeitos da covid, vendeu 178 unidades com queda de 19,8% em relação às 222 faturados no mesmo mês de 2021.
O gerente de estudos econômicos da AAP (Associação Automotriz del Peru), informou que essa evolução dos veículos de transporte de cargas em relação aos dois anos anteriores, reflete que o crescimento foi motivado pelo maior dinamismo dos vários setores econômicos, após a redução gradual das restrições implementadas pelo governo para conter a covid-19.
Morisaki acrescentou que a recuperação das atividades que demandam esses veículos, como mineração, construção, indústria de transformação, entre outras, permitiu que o mercado de caminhões recuperasse os níveis de vendas observados antes do surto viral.
Também comentou que a venda de micro-ônibus e ônibus fechou o primeiro mês de 2022 com 178 unidades vendidas, volume 19,8% menor que em janeiro de 2021.
O resultado acompanhou a tendência apresentada pelo segmento desde 2020 e observou que a pandemia atingiu significativamente o setor de transporte de passageiros, que vem se recuperando, embora não na mesma velocidade que o restante as atividades econômicas, pelas restrições de lotação dos veículos terem sido mantidas durante a maior parte do ano, a nível nacional. Para Morisaki, esses fatores não permitiram que a demanda por ônibus e micro-ônibus atingisse o nível de vendas observado antes da pandemia. (Truck & Bus Builder América do Sul)