Volvo alcança liderança absoluta em caminhões pesados no Brasil em 2021

Coisas de Agora

 

Com entregas crescentes ao longo do ano, a Volvo encerrou 2021 com uma liderança isolada em caminhões pesados. Além disso, o modelo Volvo FH 540 foi novamente o caminhão mais emplacado do país, acima até mesmo de modelos leves. É a nona vez em treze anos que o Volvo FH se consagra como o pesado preferido dos transportadores brasileiros.

 

A marca encerrou o ano com a comercialização de 21.823 caminhões, um aumento de 45,7% em relação ao exercício passado. “Nos preparamos muito para esse crescimento, com novas contratações e expansão de turno em nossa produção. Mesmo com os desafios no suprimento de peças, conseguimos entregar o maior volume de nossa história no país”, celebra Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

 

Crescimento em todos os segmentos

 

Separando por segmentos, a Volvo encerrou 2021 com a comercialização de 17.980 caminhões pesados, resultado 41% superior em relação ao ano anterior. Já em semipesados, o crescimento foi ainda maior, com 3.843 veículos comercializados, 73% a mais que em 2020. No ranking por modelos, o Volvo FH 540 teve 8.935 unidades emplacadas, número que o coloca como o caminhão mais vendido do Brasil.

 

Nova linha de pesados

 

Os Volvo FH, FM e FMX foram os grandes destaques da marca em 2021. Somados, foram emplacadas 15.430 unidades, das diversas versões. A linha 2022 destes modelos foi totalmente renovada, com entregas iniciadas a partir do último mês de outubro. “Os pesados Volvo são os preferidos do transportador brasileiro porque reúnem características muito valorizadas no setor: baixo consumo de combustível, grande disponibilidade, alto grau de tecnologia embarcada e muitos dispositivos de segurança”, afirma Cavalcanti.

 

Linha VM

 

A Volvo teve uma ótima performance também como modelo VM, a linha de caminhões para operações locais, regionais e de média distância. Em 2021 foram 6.393 veículos comercializados, 81% a mais que no ano anterior. Os destaques foram o VM Light Mixer, para betoneiras leves e o VM City, para aplicações urbanas. “O VM vem gradativamente conquistando o transportador brasileiro e a versão mais vendida, o VM 270, já ocupa a 2ª posição no ranking de emplacamentos de semipesados do país”, declara Alcides Cavalcanti.

 

Vocacionais

 

A Volvo manteve sua grande relevância na categoria dos chamados vocacionais, destinados para operações severas e com topografias acidentadas. As vendas dos veículos fora de estrada aumentaram 118%. Esta categoria já representa 18% dos caminhões comercializados pela marca. Destaque para o os segmentos de cana de açúcar, madeira e construção. Somente do modelo VM Light Mixer, voltado para a construção civil, foram entregues mais de 500 unidades.

 

Planos de Manutenção

 

Em 2021 a Volvo manteve alto volume de contratos de planos de manutenção. Oito em cada dez caminhões comercializados foram entregues com esse tipo de cobertura, que garante muito mais disponibilidade aos veículos.

 

“Nossos clientes estão cada vez mais focando em gestão de transporte e delegando a manutenção para a Rede Volvo, que é altamente especializada. Com isso, asseguramos alta disponibilidade aos caminhões, com reparos de alta qualidade, com peças genuínas e mão de obra especializada”, assegura Alcides Cavalcanti.

 

Liderança em seminovos

 

A Volvo manteve excelente performance em seminovos, sendo líder entre os fabricantes que atuam neste segmento. Mesmo num cenário de falta de veículos, por conta da alta demanda de caminhões novos, a Rede de Seminovos Volvo fez um esforço adicional e criou novas oportunidades comerciais, como eventos remotos e “Feirões online”, atingindo a marca de 1,2 mil veículos vendidos, um resultado muito bom considerando o cenário adverso.

 

FH 540 Campeão de Revenda

 

Outro destaque de 2021 foi a nova uma conquista do Volvo FH 540cv 6×4 no prêmio “Campeão de Revenda 2021”. Concedido pela editora Frota & Cia, publicação especializada no setor, a certificação atesta que o modelo teve a menor depreciação em sua classe, de acordo com a tabela FIPE. É a sexta vez que o FH conquista reconhecimento deste tipo. (Coisas de Agora)