Diário do Transporte
O rodízio municipal de veículos volta ao normal nesta segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022, na cidade de São Paulo, de acordo com a prefeitura e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Também retornam as restrições a caminhões e a vans e ônibus de fretamento.
As regras foram suspensas na semana passada, desde terça-feira (1°), por causa do acidente com uma rede de esgoto nas obras da linha 6-Laranja de metrô.
Uma cratera foi aberta na pista local da Marginal Tietê, nas proximidades da ponte do Piqueri, sentido Ayrton Senna, provocando a interdição da via.
O buraco já foi preenchido, mas não necessárias outras intervenções para a liberação total com segurança.
A prefeitura de São Paulo informou que nesta segunda-feira (07), passa a funcionar a via auxiliar provisória que fará a conexão da Rua Aquinos à Av. Embaixador Macedo Soares (pista local Marginal Tietê).
A SPTrans (São Paulo Transporte) já programou o tráfego de linhas de ônibus para esta nova via. Os serviços atendem a cerca de 40 mil pessoas por dia.
Além de receber os ônibus que atendem às comunidades da região, a via foi preparada para o tráfego de motos, carros e caminhões que passariam pela pista local da Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, fechada desde 1º de fevereiro de 2022 quando ocorreu o acidente com a rede de esgoto que passa pelas obras.
A via é feita pela Acciona, responsável pela construção do metrô, e terá dez metros de largura.
Como funciona
O rodízio municipal de veículos restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
As restrições ocorrem de acordo com o dia da semana e o final das placas
Dia da Semana
Segundas
Feiras
Terças
Feiras
Quartas
Feiras
Quintas
Feiras
Sextas
Feiras
Placas finais
1 e 2
3 e 4
5 e 6
7 e 8
9 e 0
Área de restrição
Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Multa e pontos
Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)