AutoIndústria
Natural candidato a ocupar um lugar no pódio das vendas de seu segmento, o novato Pulse chegou às revendas mesmo em novembro e iniciou 2022 já como o quinto utilitário esportivo mais vendido, sua melhor colocação.
O modelo da Fiat somou exatos 3.192 licenciamentos em janeiro e deixou para trás Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Toyota Cross, concorrentes relacionados entre os dez utilitários esportivos mais vendidos em 2021.
Maior segmento do País, os SUVs responderam por 46,8 mil unidades negociadas em janeiro, 50,8% dos carros de passeio ou 40% do mercado total que inclui ainda comerciais leves.
A liderança entre os utilitários esportivos no mês ficou com o Jeep Renegade, com 5 mil emplacamentos, seguido muito de perto pelo irmão maior, o Compass, que acumulou 4,9 mil licenciamentos – ambos também primeiro e segundo colocados em 2021.
Na terceira posição aparece o recém-atualizado Hyundai Creta (4,2 mil), à frente do Volkswagen T-Cross, com quase 3,8 mil unidades.
Dos dez automóveis de passeio mais vendidos no mês passado, cinco são utilitários esportivos: além de Renegade (3º), Compass (4º), Creta (5º) e C (6º), o Pulse surge como o 9º colocado.
Com 5,6 mil licenciamentos, entretanto, coube ao Hyundai HB20 a ponta das vendas de automóveis, tendo o Chevrolet Onix na segunda posição, 5,2 mil. Outro hatch, o Volkswagen Gol, ficou na 7ª posição ao acumular 3,4 mil licenciamentos, praticamente empatado com o Chevrolet Onis Plus (8º). O compacto Renault Kwid, com quase 3,8 mil unidades negociadas, fecha a lista dos dez primeiros.
O hatch da Hyundai, porém, cai para segunda colocação caso consideradas também as negociações de comerciais leves. Aí não tem para ninguém: a Strada alcançou 6,7 mil emplacamentos e mostrou que tem potencial para seguir como o veículo leve mais vendido do Brasil em 2022, título conquistado no ano passado e pela primeira vez por uma picape. (AutoIndústria/George Guimarães)