MoveNews
Faltando apenas um dia útil para o fechamento, o setor de automóveis e comerciais leves continua com um ritmo de vendas bem abaixo das projeções iniciais.
Até sexta-feira foram vendidos 109.142 autos e leves, anotando uma queda em relação ao mês anterior de 42,78%, quando comparamos com janeiro de 2021 o setor recua 32,86%.
A média diária está projetando vendas entre 117 mil a 123 mil unidades, caso esse número se confirme, será o pior resultado para um mês de janeiro dos últimos 16 anos.
A queda de 42,78% em relação ao mês de dezembro é histórica, não sendo em hipótese nenhuma justificada pelas tradicionais interrupções na produção pelas férias coletivas, o normal seria uma redução nos volumes de vendas entre 7% até 15%.
A demanda permanece muito superior a oferta, a dificuldade de fornecimento dos semicondutores vai afetar a produção em janeiro nos principais mercados mundiais.
No ranking de marcas a Fiat já garante com folga o 13º mês consecutivo na liderança, suas vendas na parcial anotam uma queda de 34,94% em relação ao mês de dezembro e recuam 28% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre as trinta marcas analisadas apenas duas anotam crescimento em relação ao mês de dezembro, GM e VW lideram as perdas.
No ranking de modelos Strada, HB20 e Onix aparecem como o trio dos mais vendidos, mas nada está definido e podemos ter mudanças no fechamento, principalmente na 2ª e 3ª posições.
Outras análises serão feitas amanhã no fechamento. (MoveNews)