Mercado de veículos comerciais na Europa fecha 2021 em alta de 11%

AutoIndústria

 

Balanço de vendas de veículos comerciais na Europa no ano passado consolidado pela Acea apresenta crescimento de 10,9%. De janeiro a dezembros, os mercados da região absorveram 2,35 milhões de comerciais leves, caminhões e ônibus ante o acumulado de 2,12 milhões anotada no ano anterior.

 

O resultado considera as vendas dos mercados da União Europeia, Reino Unido e o bloco dos países da associação de comércio livre EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

 

De acordo com relatório da Acea, o fraco desempenho de 2020 provocado pela pandemia contribui com a variação positiva. Mas o resultado também se mostrou satisfatório em virtude da crise de abastecimento de componentes eletrônicos, que reduziu a oferta de veículos.

 

A França foi maior mercado comprador de veículos comerciais em 2021 na Europa. O transportador local adquiriu ao longo do ano 483,2 mil unidades, volume que representou 20,5% do total das vendas na região, além de ter apontado alta de 7,4% em relação a 2020. A Alemanha aparece logo depois, com 351,1 mil unidades absorvidas (+0,6), seguida pela Itália, com 211,3 mil (+15,5%) e Espanha, com 174,5 mil (-2,8%).

 

Predominante nas vendas da região, com mais 84% de participação nas entregas, o segmento de comerciais leves na faixa de 3,5 toneladas acumulou 1,93 milhões de unidades, volume 10,5% superior ao apurado e 2020, de 1,79 milhões.

 

O mercado de caminhões foi o que mais cresceu na Europa no ano passado. As 341,5 mil de unidades acima de 3,5 toneladas entregues representaram expansão de 14,8% na comparação com o desempenho de 2020, quando somou 297,5 mil veículos do segmento.

 

A venda de ônibus, parcela mais prejudicada com a pandemia, fechou o exercício do ano passado ao menos estável em relação a 2020. Nos doze meses de 2021, o transportador de passageiro recebeu 35,8 mil unidades, ligeiro recuo de 0,1%. (AutoIndústria)