Família VW Constellation ganha dois novos modelos com o motor MAN D26

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Desde o final do ano passado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus passou a oferecer em sua rede de concessionários no Brasil dois novos modelos da família Constellation com o motor MAN D26: O 25.460, o seu caminhão estradeiro mais potente, e o 41.460, com a maior capacidade de carga dos chassis rígidos da marca.

 

O VW 25.460 é o primeiro Constellation rodoviário com motor MAN D26 de 12,4 litros e 460 cv, o mais potente da linha para essa operação. Para completar o trem de força, a montadora desenvolveu uma nova calibração na transmissão automatizada Traxon, com 12 marchas, voltada à aplicação rodoviária, com tração 6×2 tem capacidade máxima de tração de 70 toneladas.

 

“O VW Constellation 25.460 é o mais novo exemplar do conceito ‘menos você não quer, mas você não precisa’, que consagrou a família de extrapesados Volkswagen com o lançamento do Titan Tractor. E agrega as evoluções ao longo desse período: todas as unidades do modelo já saem de fábrica com a plataforma de conectividade RIO para propiciar a telemetria e os consequentes ganhos operacionais”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

 

Com entre-eixo de 3.600, o modelo está equipado com suspensão metálica, desenvolvida sob medida para melhor se adaptar à realidade brasileira de operação. Dois tanques de 470 litros de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo grande autonomia. O extrapesado VW também dispõe de tanque para 100 litros de Arla 32, a maior capacidade da categoria, o que maximiza a produtividade por evitar a necessidade de abastecimento durante a viagem.

 

O Constellation 25.460 vem também recheado de tecnologia embarcada, como o bloqueio do diferencial do eixo traseiro e o sensor de inclinação para ajustar a rotação e melhorar o consumo de combustível. Já o Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, trazendo resultados significativos em redução no consumo de combustível.

 

O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos. Já o kick down reduz a marcha ao pisar fundo no acelerador, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. Por fim, o EasyStart é o assistente de partida em rampa da Volkswagen Caminhões.

 

Com a nova resolução do Contran para cavalos mecânicos 6×2, o novo VW Constellation 25.460 assume ainda mais aplicações, podendo operar com implementos de quatro eixos ou bitrem, além dos semirreboques de três eixos, alcançando um peso bruto total combinado de até 58,5 ton.

 

Já o VW Constellation 41.460 é o modelo que oferece o maior peso bruto total e a maior capacidade de carga dos chassis rígidos da marca. Recente customização do BMB, centro de otimizações exclusivo que conta com todo o apoio da engenharia da montadora, o VW Constellation 41.460 8X4 busca atender a mais aplicações fora de estrada.

 

“Estamos sempre atentos aos anseios de nossos clientes, ofertando um Constellation chassi rígido off-road ideal para trabalhar na mineração, construção mais pesada ou aplicações madeireiras e florestais, com o conforto, a robustez e a economia já reconhecidas na família”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

 

O veículo está equipado com o motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil, que entrega 460 cv e torque máximo de 2.300 Nm numa ampla faixa de rotações. Para garantir um desempenho mais econômico, acompanha esse conjunto a transmissão automatizada V-Tronic com caixa Traxon de 12 ou 16 velocidades, calibrada para operações off-road.

 

O resultado é um melhor consumo de combustível e desempenho superior para as condições de rodagem no país. O extrapesado para operação fora de estrada traz ainda um importante atributo: seus eixos traseiros vêm com redução nos cubos, ideais para aplicações com alto desempenho no transporte pesado off-road. Está disponível com diversas opções de entre-eixos, entre 5.200 e 5.800 mm. Tem peso bruto total de 41 toneladas e capacidade máxima de tração de 125 ton. (Truck & Bus Builder América do Sul)