Petrobras questiona investigação do Cade sobre aumento de combustíveis

Frota & Cia

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu investigação para apurar se houve abuso da Petrobras nos recentes aumentos do preço dos combustíveis. De acordo com o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, o procedimento foi aberto com base em notícias e documentos públicos sobre os sucessivos reajustes dos combustíveis.

 

A estatal rebateu dizendo que se tratam de acusações “insólitas” e “sem sentido”. A informação é da Folha de São Paulo. Em ofício encaminhado pela empresa ao Cade na noite de segunda-feira (24), a Petrobras acusa o órgão regulador do mercado de tentar regular também o preço cobrado pelas refinarias.

 

“A ser essa a motivação e objetivo da presente investigação, trata-se, a toda evidência, de procedimento absolutamente insólito, à luz das atribuições legais de um órgão de defesa da concorrência. Não faria qualquer sentido, com efeito, o Cade propor-se a regular preços no mercado de refino de derivados de petróleo”, diz a estatal.

 

A investigação será conduzida pela superintendência do Cade. O objetivo da apuração é saber se a Petrobras cometeu abuso da posição dominante no mercado de petróleo no país, o que pode levar à punição, como pagamento de multa. (Frota & Cia/André Garcia)