Stellantis conclui rodada de investimentos na Factorial, acelerando ainda mais o impulso de eletrificação

MoveNews

 

Stellantis N.V., por meio de sua afiliada, concluiu uma rodada de investimento na Factorial Energy (Factorial) como parte da rodada de financiamento Série D da Factorial, juntamente com outros investidores. O financiamento será usado para acelerar a produção comercial e a implantação da tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial, que é robusta e oferece até 50% a mais em autonomia do que a atual tecnologia de íons de lítio.

 

“A Stellantis está a todo vapor em sua transformação de eletrificação com 33 modelos eletrificados disponíveis no momento e oito veículos elétricos a bateria chegando nos próximos 18 meses”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com nossos parceiros, incluindo a Factorial, vamos eletrificar rapidamente nosso portfólio de marcas com soluções seguras, sustentáveis ​​e acessíveis.”

 

A Stellantis anunciou durante seu programa EV Day em julho de 2021 sua meta de ter a primeira tecnologia de bateria de estado sólido competitiva introduzida até 2026.

 

“Continuamos a avançar agressivamente em direção ao nosso objetivo de fornecer tecnologia de bateria de estado sólido em escala automotiva para nossos clientes”, disse Siyu Huang, CEO da Factorial Energy, Ph.D. “Esse financiamento nos permitirá não apenas avançar em pesquisa e desenvolvimento, mas também dimensionar nossa equipe e investir em instalações de fabricação para impulsionar a produção comercial”.

 

A Factorial está construindo uma instalação de produção piloto de última geração que permitirá à empresa dimensionar sua produção de células de grande formato e produzir baterias para testes dos clientes. A instalação estará localizada na área da Nova Inglaterra, Estados Unidos, e a construção está programada para começar no início de 2022.

 

“Desde que desenvolvemos com sucesso a primeira bateria de estado sólido de 40 Amp-hora em 2021, ela foi testada extensivamente”, continuou Huang. “Estamos ansiosos para colocar as baterias nas mãos de nossos clientes para testes e validação extenuantes no próximo nível.”

 

A tecnologia da Factorial oferece um alto nível de segurança operacional e estende o alcance do veículo em até 50%, abordando dois fatores-chave para a ampla adoção do consumidor. Sua compatibilidade com a infraestrutura existente de fabricação de baterias de íons de lítio reduz os custos e a complexidade de mudar para uma tecnologia de bateria diferente destinada aos fabricantes de automóveis. A empresa possui acordos de desenvolvimento conjunto (anunciados no final de 2021) com Mercedes-Benz, Stellantis e Hyundai, três dos 10 maiores fabricantes automotivos globais, para comercializar as baterias da Factorial.

 

Os avanços da Factorial são baseados em FEST™ (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de eletrólito sólido proprietário que permite o desempenho seguro e confiável da célula com eletrodos de alta tensão e alta capacidade à temperatura ambiente. No início deste ano, a Factorial se tornou a primeira a atingir a marca de 40 Amp-hora com uma célula de estado sólido que funciona à temperatura ambiente, demonstrando a escalabilidade do eletrólito FEST™. (MoveNews)