DAF lança caminhão CF no Brasil e entra na disputa dos semipesados

Estradão

 

A DAF Caminhões lança no Brasil a sua linha CF com motorização de 7 litros e estreia no segmento de caminhões semipesados de entrada. Para atrair clientes, a marca holandesa vai subir a régua da categoria que atualmente é dominada por Volkswagen Constellation 24-280, bem como por Volvo VM 270 e Mercedes-Benz Atego 2426.

 

Ou seja, o caminhão DAF CF chega com diferenciais e uma gama de recursos tecnológicos e de conforto herdados dos irmãos maiores XF. Um exemplo disso é a transmissão automatizada de 12 marchas e o trio elétrico, ambos itens de série na linha.

 

Ademais, o caminhão traz opcionais como geladeira e ar-condicionado digital. Além das configuração 6×2 com peso bruto total (PBT) de 23 toneladas, e 8×2 com PBT de 29 t, o DAF dispõe das cabines Day para o dia, assim como leitos Sleeper e Space, para médias e longas viagens.

 

Opções de conforto

 

A depender da operação, em uma Space Cab, por exemplo, o cliente terá a mesma experiência de estar a bordo do XF. É a maior do segmento, com 2,23 de altura e 2,10 m de comprimento. A cabine Sleeper tem a mesma altura da Day Cab, de 1,60 metro, mas com cama de 2,23 m. Já a cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. Trata-se de uma sugestão para uso diurno, e não dispõe de leito.

 

Ainda sobre o conforto a bordo, os bancos contam com regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e para o braço.

 

Nesse sentido, o novo CF também oferece as cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central. E a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de ajuste.

 

Motor Cummins é inédito na DAF

 

Outra novidade na nova linha de caminhões CF é o motor de 6,7 litros. O primeiro feito pela Cummins para a fabricante de Ponta Grossa (PR). Trata-se do propulsor GR-7 de seis-cilindros em linha, que está disponível nas versões de 280 cv de potência e 97 mkgf de torque, e de 300 cv de potência e 112,2 mkgf de torque.

 

Diretor de desenvolvimento da DAF Caminhões, Jarno Broeze, explica que um dos diferenciais do motor é a sua curva de torque plana durante toda a faixa verde. Este motor atende os níveis de emissões P7, equivalente ao Euro 5. Mas que está preparado para, a partir de janeiro de 2023, atender aos futuros limites do Proconve P8, que equivalerá ao Euro 6.

 

Vale ressaltar ainda, que o sistema de freio motor do veículo é do tipo Borboleta. Ele tem capacidade de frenagem de 224 cv de potência. No mais, o motor trabalha em conjunto com a caixa ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, projetada para trabalhar em baixas rotações. De acordo com a DAF, isso é possível graças às relações de marcha mais longas.

 

Novo DAF é parrudo

 

O caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1. O novo DAF CF possui, ainda, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático, e eixos direcionais DAF 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento. Assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

 

Com relação à inteligência embarcada, o DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor. O sistema, de série, mostra se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente em tempo real. Assim, indica melhorias para diminuir o consumo de combustível. A performance é apresentada no painel de instrumentos de desenho moderno, bem como intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

 

Seja como for, o novo DAF CF tem como público-alvo os caminhoneiros autônomos. Assim como os pequenos produtores, com foco na distribuição de mercadorias de até 35 toneladas.

 

Entretanto, a DAF não revelou o preço do caminhão. Nesse sentido, vale ressaltar que a marca já está recebendo encomendas, e que o veículo estará nas concessionárias a partir de fevereiro.

 

O mercado em 2021 para a DAF

 

A DAF Caminhões celebra o desempenho da marca no mercado brasileiro em 2021. A montadora fechou o ano passado com recorde de vendas, com 5.600 veículos emplacados no País e um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020.

 

Dessa forma, a DAF contabiliza quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando em estradas do Brasil, desde quando a fabricante se instalou aqui, em 2013. Todavia, com a entrada da marca na categoria de caminhões semipesados rígidos, um segmento que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País, a fabricante estima ganhar participação de mercado, podendo crescer até 20% neste ano. (Estradão/Andrea Ramos)