Subaru revela carro elétrico de corrida com mais de 1000 cavalos de potência

Mundo Conectado 

 

A Subaru é uma das diversas montadoras tradicionais que estão começando a desenvolver seus veículos elétricos, e agora, durante a Tokyo Auto Salon, a montadora revelou seus novos carros conceito. Foi apresentado dois modelos pela empresa durante o evento, com o principal sendo um veículo elétrico de corrida que promete apresentar um desempenho bastante competitivo.

 

Segundo relatado pelo o portal Electrek, o novo STI E-RA Concept é o carro de pista do futuro da empresa, utilizando os seus quatro motores Yamaha, um para cada roda, ele é capaz de gerar até 1.073 HP de potência total. O modelo também apresenta uma força descendente extensa junto com tração nas quatro rodas, que é acoplado a um sistema de vetorização de torque “único” que maximiza a aderência e a estabilidade.

 

É esperado que o novo Subaru STI E-RA Concept apresente um desempenho na pista bastante competitivo em relação aos concorrentes. A montadora espera que o modelo consiga realizar uma volta no traçado de Nürburgring em 6 minutos e 40 segundos, o que deve ser mais rápido que os 7 minutos 35 segundos do Tesla Model S Plaid, mas um pouco mais lento que os 6 minutos e 5 segundos do ID.R da Volkswagen.

 

Um dos pontos que chamam bastante a atenção no novo veículo elétrico de corrida da empresa é a sua bateria, que é um pequena com uma capacidade de 60kWh. Entretanto, a fabricante afirma que isso não será um problema e que ele irá se dar bem nas pistas, os testes do modelo deverá começar no final de 2022.

 

Solterra STI Concept

 

Durante a sua apresentação na Tokyo Auto Salon a Subaru também apresentou o conceito do seu novo crossover elétrico Solterra STI Concept. A empresa não detalhou muito sobre o novo veículo, mas o modelo apresenta algumas mudanças em relação à versão mostrada anteriormente, vindo com um spoiler de teto, spoiler de saia e algumas outras modificações focadas para desempenho.

 

Como apontado pelo portal Engadget, o STI E-RA Concept serve principalmente como uma ‘declaração de intenção’ da Subaru no mercado de veículos elétricos. O site aponta que a fabricante está atrasada em relação a outras montadoras tradicionais como a VW, Mercedes e GM e pode ter que agir mais rapidamente com os seus planos de lançar modelos elétricos. (Mundo Conectado/Willian Ferreira)