Simuladores de caminhões permitem o uso de caminhões e estradas brasileiras

Blog do Caminhoneiro

 

Os simuladores de caminhões para computador desenvolvidos pela SCS Software estão entre os jogos de vídeo game mais jogados do mundo. Para se ter uma ideia, enquanto esse texto está sendo redigido, mais de 30 mil pessoas estão jogando o Euro Truck Simulator 2, que teve um pico de usuários nas últimas 24 horas de mais de 46 mil jogadores.

 

Boa parte desse sucesso se deve à extensão da rede de rodovias, reprodução fiel de milhares de locais reais e muitas opções de personalização para os caminhões e implementos disponíveis no jogo.

 

Mas, apesar de tudo o que os dois jogos já oferecem, ainda é possível ter mais. Exemplo disso são as milhares, talvez milhões, de opções de MODs, ou modificações, criadas por uma vasta comunidade de fãs dedicados.

 

Com esses mods, é possível dirigir reproduções fieis de caminhões e implementos vendidos por todo o mundo, garantindo horas de diversão na boleia virtual. Mas, além dos veículos, também existem uma variedade de outros mods, que podem levar o jogador a desbravar estradas de outros locais do mundo, oferecer mais acessórios para os veículos, sons reais, entre outros.

 

Mas como usar esses mods?

 

Na verdade, o conceito de uso é bastante simples, já que ambos os jogos aceitam essas modificações automaticamente. Esses mods podem ser baixados de diversos sites na internet, ou pela própria Steam, no Workshop, que baixa e instala os mods de forma automática.

 

A pasta oficial para instalação dos mods baixados da internet, onde eles devem ser colocados para que funcionem no jogo é C:\Meus Documentos\American Truck Simulator\mod, ou C:\Meus Documentos\Euro Truck Simulator 2\mod.

 

Após inserir os mods nestas pastas, você precisará realizar a ativação dentro do jogo. Quando ativados, as modificações passam a contar com um ícone verde e a palavra ativo.

 

Caso o mod seja baixado diretamente da Steam Workshop, não é necessário mexer na pasta do jogo em Meus Documentos, sendo necessário apenas ativá-los no jogo.

 

Depois de ativado, alguns mods, como caminhões, precisam ser adquiridos pelos jogadores. Já no caso dos mapas, será necessário iniciar um novo jogo, já que os salvamentos anteriores poderão não funcionar.

 

E então, é só desfrutar de boas horas, curtindo a estrada e uma música boa. Que tal? (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)