“Prévia” do PIB tem expansão de 0,69% em novembro

O Estado de S. Paulo

 

Após quatro meses de queda, a atividade econômica brasileira apresentou resultado positivo em novembro. O Banco Central (BC) informou ontem que seu Índice de Atividade (IBC-BR) subiu 0,69% em novembro, na série já livre de influências sazonais. Para economistas, o resultado indica estabilidade do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2021.

 

De outubro para novembro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 137,13 pontos para 138,08 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde agosto (138,33 pontos).

 

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-BR serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2021 é de crescimento de 4,4%. Para 2022, é de avanço de apenas 1%.

 

A alta do IBC-BR ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam resultado entre queda de 0,30% e avanço de 1%. O resultado ficou bem próximo da maioria das apostas, de 0,70%.

 

“O número positivo foi em grande parte resultado da forte expansão de serviços em novembro, que surpreendeu as estimativas com alta de 2,4%. Também tivemos uma contribuição menor de uma recuperação nas vendas do varejo, com alta de 0,5% no varejo ampliado”, disse o economista Rodolfo Margato, da XP Investimentos.

 

Segundo o economista, olhando para trás, a leitura representa um sinal importante de alívio para a atividade, mas o cenário no curto prazo ainda é desafiador. (O Estado de S. Paulo)