Anfir comemora os bons resultados no ano

Frota & Cia

 

A indústria de implementos rodoviários foi o grande destaque no ano de 2021, ao registrar um crescimento de 33,47% em relação a 2020. Entre janeiro e dezembro foram emplacadas exatas 162.669 unidades, segundo o Renavam, ante 121.897 produtos em igual período do ano anterior. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), José Carlos Spricigo, esse aumento é resultado da atualização da frota rodante, depois de anos de queda nos números do setor.

 

Entre os segmentos que mais colaboraram para essa boa performance, destaque para o agronegócio, construção civil e e-commerce, que sustentaram o setor de pesados. “Mais de dois terços de nossas vendas estão concentradas em atender esses segmentos que estiveram em alta ao longo de 2021”, declara Spricigo.

 

Os bons números do ano, porém, não produziram impactos na entidade. Para o executivo, a associação esperava até mesmo uma queda no número de associados, mas o que ocorreu na indústria foi um movimento considerado normal, como se não houvesse crise.

 

Em relação ao ano em curso, o presidente da Anfir se mostra bastante otimista. “Estamos na esteira do setor de caminhões e segundo a projeções já divulgadas o ano deve registrar crescimento nas vendas. Alguns fatores apontam para isso, como os investimentos em infraestrutura, a contínua espiral positiva do agronegócio e a entrada em vigor da norma de emissões Proconve 8, o equivalente ao Euro 6, que pode ainda trazer alguma antecipação de compra ao longo do ano”, explica. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)