Produção industrial registra queda pelo 6º mês seguido

O Estado de S. Paulo.

 

O desempenho da indústria brasileira em novembro continuou negativo, afetado tanto pela oferta quanto pela demanda. A produção industrial recuou 0,2% ante outubro, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor acumula perda de 4% em seis meses de recuos consecutivos.

 

O resultado reforça a percepção de que a atividade econômica no País perde força mais rapidamente do que o esperado, opinou o economista-chefe da gestora de recursos Kínitro Capital, Sávio Barbosa. Após a retração industrial, os cálculos preliminares da gestora para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, com base em indicadores antecedentes, cedeu de uma elevação de 0,2% para 0,1%. “Ainda é um ligeiro crescimento, só que está mais próximo de estagnação”, disse.

 

De janeiro a novembro de 2021, a produção industrial cresceu em apenas dois meses: janeiro (0,2%) e maio (1,3%). A queda de novembro foi a menos acentuada do período, possivelmente graças a uma recente melhora relativa do mercado de trabalho e ao acesso a insumos industriais que ainda estão escassos, avaliou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. (O Estado de S. Paulo/Daniela Amorim, Cícero Cotrim e Marianna Gualter)