Diadema (SP) recebe o primeiro abrigo de ônibus sustentável com energia solar

Diário do Transporte

 

A cidade de Diadema, na Grande São Paulo, recebeu o primeiro abrigo de espera de ônibus com tecnologia de energia solar.

 

A parada fica na rua Maria Leonor, altura do número 1222, no Parque Reid.

 

O local é servido pela linha 26DP – Terminal Diadema (Centro) – Terminal Piraporinha, operada pela empresa Suzantur.

 

O projeto é uma parceria entre a prefeitura e a empresa Poliron.

 

A estrutura que tem placas fotovoltaicas para captação da luz do sol e geração de energia, oferece, segundo a prefeitura, para cadeira de rodas, entrada USB e iluminação com lâmpadas LED, tudo alimentado por energia solar.

 

A empresa comprou, instalou e doou o abrigo para a Prefeitura, além de ser responsável pela manutenção do abrigo e limpeza da lixeira. Em contrapartida, a Prefeitura revitalizou a sinalização da parada e autorizou a exploração publicitária.

 

“É um abrigo moderno, que valoriza o usuário e respeita o meio ambiente. Essa é a primeira parceria de muitas outras que virão nos próximos meses. A Secretaria está desenvolvendo um programa para incentivar outras empresas e cidadãos a doarem abrigos de ônibus. É um ganho para a cidade”, disse em nota a chefe de Divisão de Planejamento da Secretaria de Mobilidade e Transportes, Mariana Novaski. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)