Stellantis firma parceria com Foxconn para produzir chips

AutoIndústria

 

Os planos são ambiciosos e visam gerar receitas anuais adicionais da ordem de € 20 bilhões até 2030. A Stellantis anunciou esta semana a sua estratégia de software para implantar plataformas de tecnologia de próxima geração, que inclui, dentre outras ações, entendimento assinado com a Foxconn para projetar uma família de microchips especialmente desenvolvidos para dar suporte ao grupo e a clientes terceirizados.

 

A parceria, segundo comunicado do grupo que reúne Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, dentre outras marcas, tem como objetivo desenvolver quatro famílias de chips que cobrirão mais de 80% das necessidades dos semicondutores da empresa, “ajudando a simplificar muito a cadeia de abastecimento”. A adoção e instalação de produtos em veículos Stellantis está prevista para 2024.

 

Os investimentos programados pela empresa para executar sua transformação nas áreas de software e eletrificação somam € 30 bilhões até 2025. Sua meta é contar com 4.500 engenheiros de software voltados para a eficiência, criando centros de talentos em todo o mundo.

 

“Nossas estratégias de eletrificação e software apoiarão a mudança para nos tornarmos uma empresa líder de tecnologia de mobilidade sustentável, alavancando o crescimento do negócio associado com recursos e serviços transmitidos à distância e entregando a melhor experiência aos nossos clientes”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com as três novas plataformas de tecnologia alimentadas por Inteligência Artificial para chegar em 2024, implantadas nas quatro plataformas de veículos STLA, vamos alavancar a velocidade e agilidade associadas ao desacoplamento dos ciclos de hardware e software.”

 

A transformação em curso moverá os veículos da Stellantis desde as arquiteturas eletrônicas dedicadas atuais para uma plataforma aberta definida por software, que se integra perfeitamente à vida digital dos clientes. O objetivo é expandir as opções que os clientes têm para adicionar recursos e serviços inovadores por meio de atualizações regulares remotas pelo ar (over-the-air, OTA), “mantendo os veículos novos atualizados anos depois de terem sido construídos”.

 

Com a crise dos semicondutores que vem impedido a retomada da produção do setor automotivo mundialmente, a maioria das montadoras tem buscado alternativas para reduzir dependência de fornecedores externos no caso desses componentes.

 

No caso da Stellantis, a estratégia de software caminha lado a lado com os planos de eletrificação de seus veículos, detalhados no EV Day em julho de 2021, que visa atingir mais de 70% das vendas de veículos de baixa emissão na Europa e mais de 40% nos Estados Unidos até 2030.

 

A empresa informa ter hoje 12 milhões de carros conectados que podem ser monetizados em todo o mundo, número que deve subir a 26 milhões até 2026, gerando aproximadamente € 4 bilhões em receitas, e atingir 34 milhões em203, com faturamento próximo de € 20 bilhões. (AutoIndústria)