Rede do Transporte
Na Europa, a Scania acaba de mais uma vez mexer em time que se ganha e claro, continuar ganhando. A montadora sueca acaba de investir cerca de 2 bilhões de euros para atualizar os motores de seus veículos de longa distância, bem como dar um upgrade em chassis, eixos, tanques para maior capacidade e câmeras para substituir os retrovisores.
“O que apresentamos hoje não é apenas uma plataforma de motor, mas uma importante iniciativa para fortalecer a posição de liderança da indústria da Scania em transporte sustentável pelo resto desta década”, disse Alexander Vlaskamp, vice-presidente executivo e chefe de vendas e marketing da Scania. “Nosso forte foco na eficiência do transporte nos orienta na mudança em direção a um mundo descarbonizado, uma mudança que terá uma grande contribuição de nosso novo trem de força.”
Em seu maior lançamento desde a introdução da nova geração de caminhões em 2016, a Scania está apresentando não apenas uma nova plataforma de motor, mas também serviços e atualizações que devem consolidar sua posição como fabricante líder de caminhões pesados premium.
Motores de 420 cv a 560 cv terão economia de 8% de combustível
“Vemos um mundo de transporte que está mudando rapidamente, onde as demandas dos clientes pela melhor economia operacional total e um futuro sustentável caminham lado a lado”, diz Vlaskamp. “Na Scania, definimos nosso objetivo mais alto do que talvez qualquer outro fabricante. Não porque pensamos que será fácil, mas porque não vemos outra opção a não ser realmente atingir as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa estabelecidas pelo acordo de Paris em 2016”.
Economia
Com sua plataforma de motor totalmente nova para veículos Euro 6, variando de 420 a 560 hp, o trem de força da Scania promete economia de combustível que normalmente chegará a 8% para clientes de longa distância. Todos os motores têm recursos de combustível HVO inerentes e dois deles podem ser encomendados como versões de biodiesel FAME.
Mais iterações seguirão para mercados fora da Europa e para soluções de biogás. O novo trem de força também inclui novas caixas de câmbio e eixos, e um serviço premium, Scania ProCare, para clientes que solicitam 100 por cento de tempo de atividade planejado. A Scania também está apresentando uma opção para espelhos retrovisores digitais para maior segurança.
“Nós da Scania continuamos em nosso caminho estabelecido de oferecer uma gama de soluções sustentáveis para nossos clientes”, diz Vlaskamp. “Combustíveis renováveis e veículos eletrificados aumentarão drasticamente sua participação nos próximos anos, mas todos nós ainda dependemos de motores de combustão em nossas vidas diárias. E é por isso que o novo motor da Scania é tão importante, já que vai contribuir para uma substancial descarbonização pelo resto desta década”.
Câmeras
Em conjunto com o novo trem de força e serviços, a Scania também introduziu diversas características e opções nos seus camiões premium. A alteração mais notória é o novo sistema Scania Mirror View Camera (SMVC), cujas soluções únicas levam a interface homem-máquina relativamente aos espelhos digitais a um nível totalmente novo. Uma linha atualizada de estofos e esquemas de cores para o interior e as quatro diferentes opções de cama estão entre os outros novos itens, disponibilizando conforto adicional ao condutor e um toque exigente.
Câmeras nos retrovisores e tela com 12.3 polegadas na coluna A facilitarão em muito as manobras
“Tínhamos uma clara ambição de trazer algo de novo à nossa oferta quando desenvolvemos o nosso Scania Mirror View Camera System”, referiu Peter Hellberg, Gestor de Produto da Scania Accessories. “Ao colocar a unidade da câmara na porta, imediatamente por baixo da janela lateral, a ligação entre o que a câmara capta e o que o condutor irá experimentar no visor torna-se natural e instintiva comparativamente com o facto de ter a câmara posicionada noutro local na cabina.”
Um caminhão com SMVC proporcionará uma vista muito melhorada em redor da coluna A, uma vantagem óbvia quando se faz manobras em cruzamentos apertados e áreas urbanas movimentadas. A visualização dos ecrãs de 12,3 polegadas de alta resolução é fácil, uma vez que estão posicionados no pilar A, de modo a que apenas sejam necessários pequenos movimentos oculares a fim de obter a imagem completa. (Rede do Transporte)