Montadoras assinam acordo esvaziado sobre carros poluentes

Nexo Jornal

 

Representantes de montadoras, governos e outras organizações assinaram na última quarta-feira (10) um compromisso para que, até 2040, todos os novos carros vendidos tenham emissão zero de gases de efeito estufa. No caso dos principais mercados, a meta é 2035.

 

As onze montadoras que assinaram o compromisso responderam por cerca de um quarto das vendas globais de veículos em 2019. Entre elas, estão Ford, General Motors, Jaguar e Mercedes-Benz. Três das maiores empresas do setor, no entanto, ficaram de fora: Toyota, Volkswagen e Nissan-Renault.

 

Também não assinaram o compromisso governos que representam grandes mercados automobilísticos, como EUA, China, Alemanha, Japão e o Brasil. Países Baixos, Dinamarca, Reino Unido, Uruguai e Suécia estão entre os signatários.

 

Na prática, significa que as empresas e governos signatários se comprometeram a não vender (ou permitir vendas) de carros com motores movidos a etanol, gasolina, diesel ou gás natural a partir desses anos. O acordo foi firmado no âmbito da COP26, a conferência do clima que acontece em Glasgow, na Escócia, até 12 de novembro. Ele é uma carta de intenções, e não tem vinculação jurídica.

 

Poderes públicos subnacionais participaram do acordo. A cidade de São Paulo se comprometeu a ter uma frota própria sem emissões de gases de efeito estufa até 2035. Outras cidades que assinaram o documento foram Barcelona, Buenos Aires, Nova York, Los Angeles, Lagos e La Paz.

 

Os meios de transporte são responsáveis por cerca de um sexto de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. No início da década de 2020, governos e empresas da indústria automobilística já se movimentam para viabilizar a transição para o carro elétrico. (Nexo Jornal)