Scania comemora 50 mil veículos conectados no Brasil

Carga Pesada

 

A Scania acaba de atingir a marca histórica de 50 mil veículos conectados no Brasil, sendo que 48 mil deles são caminhões. O objetivo foi projetado para ser alcançado até o fim do ano, mas foi antecipado em outubro. Até o último dia de 2021, a previsão é chegar a 52 mil veículos conectados, uma alta de 30% sobre 2020.

 

Os Serviços Conectados Scania foram lançados em 2017, e o crescimento vem sendo forte ano a ano. Em Serviços, a Scania está em uma jornada de evolução contínua desde 2015, com soluções e inovações para tornar as operações dos clientes mais rentáveis e com disponibilidade máxima da frota.

 

Lançado em julho, o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime é um sucesso entre os clientes. “Vivemos um momento histórico da área de Serviços no Brasil. Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua e transformando a forma de gestão da frota de nossos clientes”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

 

“É uma jornada em conjunto com o amadurecimento e o desenvolvimento do mercado. Seja na busca incansável da Scania por tendências, inovações e novas soluções, que atendam as necessidades de momento ou surpreendam o cliente; seja no uso inteligente dos dados da viagem, na forma de realizar a manutenção ou com a revolução causada pela conectividade no transporte. Estamos ajudando o cliente a tirar mais rentabilidade e disponibilidade da frota e a se preparar para o futuro.”

 

Os Serviços Conectados chegam à marca histórica de pouco mais de 50 mil veículos sendo 48.300 caminhões e 2.500 ônibus. Na comparação com 2020 (40 mil modelos), alta de 30%. O índice de veículos novos conectados está em 95% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. A expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois nossa taxa de crescimento é muito superior a outros países”, diz Montanha.

 

Dos mais de 50 mil veículos ativos, 20 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) e o Avaliação do Motorista, ambos pagos. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. A novidade é que agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, comemora o executivo.

 

Balanço de janeiro a outubro de 2021

 

No acumulado deste ano, o portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentou em 30% em comparação ao mesmo período de 2020 (de 17 mil para 22.100). O programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio (15 mil dentro dos 22.100). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.

 

Os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28% (de 3.600 para 4.600) e representaram 21% do portfólio total. Atualmente, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa. “Com estes resultados comprovamos que a venda de soluções está tendo seu valor reconhecido pelo cliente”, conta Montanha.

 

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Em 2021, foram seis novos inaugurados. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.

 

Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime

 

A união de conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação global da marca.

 

“A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, revela Montanha. “Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. A conectividade e a evolução das soluções de serviços, continuam sendo a base de tudo.”

 

O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a exclusiva Avaliação do Motorista, que entrega a pontuação individual de cada condutor e recomendações de ações de aperfeiçoamento da direção, para economizar combustível e reduzir o desgaste de componentes e pneus. Após o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções.

 

O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, desembolsa menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo. “Fomos os primeiros a criar este modelo de sucesso, e, agora, melhoramos o que já era bom”, relembra Montanha.

 

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

 

O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária. O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania. Por isso, a Control Tower se tornará essencial para o transportador manter sua logística rentável. São redução de custo e aumento de receita garantidos, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados.

 

Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% de controle sobre o seu programa de manutenção.

 

Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando por exemplo as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina, usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS. Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. (Carga Pesada)