VW São Carlos completa 25 anos com 12,5 milhões de motores produzidos

São Carlos Agora

 

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos completa 25 anos de existência nesta semana. Ao longo de duas décadas e meia, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde o início das atividades. Sua área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além linhas de montagem de cabeçotes e motores.

 

“Temos muito orgulho da história que estamos construindo na região. A nossa unidade abastece hoje tanto o mercado interno quanto externo, somando mais de 12,5 milhões de motores produzidos”, ressalta Cesar Drazul, plant manager da fábrica de São Carlos. Neste marco histórico, estão contemplados os motores EA111 e EA211, que equipam modelos como o Taos, Nivus, T-Cross, Virtus, Polo, Tiguan e Gol. Destes motores, 450 mil foram exportados para o México para serem instalados em veículos destinados ao mercado americano.

 

Em 2021, a planta de motores alcançou a marca de 2 milhões de motores TSI – que fazem parte da família EA211 – produzidos. Lançada em 2015, a motorização foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex.

 

Estrutura

 

A VW São Carlos passou a contar nos últimos meses com o novo Centro de Treinamento de Manutenção. O projeto visa capacitar e qualificar colaboradores para atuar como eletricistas e mecânicos após diversas etapas de treinamentos e estudos proporcionados pela VW em parceria com o SENAI.

 

Outra novidade, entregue em meio às comemorações de aniversário nesta semana, foi a “Sala de Bem-Estar”. O espaço, construído e montado pelos próprios funcionários, consiste em uma área de descanso com móveis feitos de material reaproveitado e ecológico, grama sintética, biblioteca e um ambiente colorido e chamativo para que os colaboradores possam descansar e relaxar nos intervalos de trabalho.

 

A mesma equipe que trabalhou na nova área também foi responsável pela revitalização de outro espaço de lazer: o Volks Play, que será entregue também nesta semana. Localizado próximo ao refeitório, o local oferece aos colaboradores diversos equipamentos e plataformas para jogos, como tênis de mesa e sinuca, que podem ser desfrutados por todos os visitantes da fábrica. (São Carlos Agora)