New Holland prioriza cliente com novo conceito de loja

AutoIndústria

 

Com o propósito de modernizar as concessionárias da marca, executivos da New Holland Agriculture no Brasil iniciaram estudos para a implantação de um projeto de reformulação da rede um pouco antes da eclosão da pandemia da Covid-19. Concluído este ano, o Smart Dealer comeca a ser implantado agora no País e, diante da aprovação da governança mundial, deverá ser estendido para outros países futuramente.

 

“Tornar a loja mais integrada, inteligente e multifuncional é o propósito do novo projeto”, revela Paulo Máximo, diretor de Desenvolvimento de Rede da New Holland Agriculture para a América do Sul. “Queremos que a experiência do cliente ao entrar na loja e usufruir dos serviços nos diversos setores da unidade seja cada vez mais inovadora, elevando o padrão de atendimento da marca a um outro nível”.

 

As lojas que inauguram o novo conceito de atendimento são a Unapel, em Cristalina (GO), e a Super Tratores, em São Borja (RS). Um dos diferenciais desta iniciativa pioneira da empresa no Brasil é que cada unidade terá as características conforme a necessidade dos clientes de cada região.

 

Só para citar um exemplo, Máximo conta que a loja gaúcha, por exemplo, tem um espaço para churrasco e a área de peças será totalmente visível para os clientes. Será comum nas concessionárias que aderirem ao projeto a integração de todos os departamentos e o reconhecimento facial.

 

“Depois que o cliente foi ao local uma vez, sua foto entrará no sistema e assim que ele retornar à loja será reconhecido por todos os funcionários logo que chegar”, explica o executivo. A ideia é inaugurar mais uma concessionária no novo conceito ainda este ano, em Itapetininga, interior paulista.

 

Das 221 lojas New Holland, 90 já entraram com pedido de adesão e pelo menos 20% já deverão estar operando no novo conceito em 2022 e 100% da rede dentro dos próximos sete anos. Máximo lembra que a rede da marca se encontra em expansão: “Seis novas concessionárias abriram em 2021 e serão mais quatro inaugurações até o final do ano. A ideia é encerrar 2022 com uma rede composta por 235 lojas”.

 

Dentre outras novidades do projeto Smart Dealer, a empresa destaca também o conceito de uma loja customizada, sustentável e digital. “São utilizados recursos mais sustentáveis na sua construção e com soluções para aproveitamento da água da chuva e de água servida, o que pode gerar uma economia de até 25% no consumo de água potável”, informa o diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, Gustavo Taniguchi.

 

O objetivo, assim, é reduzir os custos operacionais de cada loja. As oficinas, inclusive são menores. Segundo Máximo, 99% dos consertos em tratores e colheitadeiras são feitos hoje no campo: “Está acabando o hábito de o agricultor levar a máquina na concessionária. Por isso haverá espaço apenas para aquelas que forem passar por uma revisão ou manutenção”.

 

O projeto Smart Dealer envolve mudança tanto no design interno como externo das lojas e outra novidade importante é a Central de Inteligência de Serviços, na qual as máquinas em campo podem ser monitoradas a distância, antecipando eventuais problemas que possam ocorrer nos equipamentos ou fazer atualizações de softwares sem deslocamentos. Isso torna o gerenciamento da frota mais produtivo e com redução de custos.

 

Há ainda, o espaço co-working, que disponibiliza sala de reuniões, acesso à internet e outras facilidades para que os clientes possam realizar as suas tarefas de forma prática e confortável, além da tradicional área para um café. Também terão espaço multimarcas (co-branding) para parceiros exporem seus produtos e serviços e a NH Store, onde será possível encontrar roupas, calçados, brinquedos, miniaturas e outros produtos com a grife exclusiva da marca.

 

De acordo com Paulo Máximo, nas novas lojas o treinamento de pessoal será aprimorado, com atualizações constantes sobre os lançamentos da marca e capacitação para a realização de múltiplas tarefas, como a recepção e o atendimento dos clientes nos diversos pontos da concessionária, seja para comprar um trator novo, uma peça ou um item da Store. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)