Futuro da mobilidade urbana será aéreo

O Estado de S. Paulo

 

Com o adensamento populacional, um dos principais desafios para as cidades é garantir a locomoção sem congestionamento. Entre as principais soluções, o investimento em veículos elétricos capazes de decolar e realizar pouso vertical (EVTOL) está se destacando como o futuro da mobilidade urbana.

 

A Embraer anunciou uma parceria entre a Eve Urban Air Mobility e a Helisul Aviation em mobilidade aérea urbana (UAM), com o pedido de até 50 veículos, com entregas previstas para começar em 2026. As companhias aéreas Gol e Azul, também, solicitaram veículos, com acordos para receber EVTOLS a partir de 2025.

 

Menos impacto e mais silêncio 

 

O EVTOL, por não utilizar combustível de aviação, tem menor impacto ambiental e um custo mais acessível. O motor elétrico torna a aeronave mais silenciosa, além de ter estrutura menos complexa que a de um helicóptero – o que exige menos manutenção e gastos. O custo de operação deverá equivaler a 10% de um helicóptero, garantindo maior acessibilidade ao público, que poderá utilizar o serviço como táxi aéreo ao preço de uma viagem feita por meio de aplicativos.

 

O desenvolvimento da nova tecnologia busca criar um novo ecossistema de mobilidade ao garantir viagens mais rápidas, sustentáveis e reduzindo congestionamentos. Os veículos compactos podem se mover até 400 quilômetros em um curto espaço de tempo, realizando o pouso vertical até mesmo em áreas densamente povoadas: o EVTOL ainda funcionará em um sistema híbrido, sendo capaz de mover-se tanto como automóvel quanto como aeronave.

 

Idealmente, os EVTOLS se deslocarão em altitudes diferentes de helicópteros e aviões para evitar colisões. Como parte dos veículos no futuro talvez funcione sem pilotos, é necessário existir um controle do espaço aéreo para evitar acidentes, assim como a definição da quantidade de aeronaves que circularão simultaneamente.

 

A discussão sobre a implementação dos veículos estará presente na terceira edição do Airconnected e oitava do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontecerão nos dias 4 e 5 de outubro de 2022. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, das cidades inteligentes e do setor aeroespacial.

 

Sustentável e inteligente 

 

“É essencial a promoção de espaços de discussão que envolvam a cadeia do transporte aéreo para debater a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas sustentáveis, considerando a necessidade de flexibilidade e adequação de todos os envolvidos”, ressalta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Airconnected e Connected Smart Cities & Mobility.

 

“O EVTOL é uma solução que exigirá a cooperação entre diferentes setores para que possa funcionar na prática, mas estamos trabalhando para que isso se torne realidade e que possamos contar com um transporte mais sustentável e inteligente”, acrescenta Faria.

 

Troca de experiências 

 

Ambos os eventos são realizados, presencialmente, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com transmissão, online e simultânea, por aplicativo personalizado. Palestrantes renomados dos setores são convidados a compartilhar experiências que tragam conhecimento. (O Estado de S. Paulo)