Pirelli lança um novo pneu para colecionadores de Mini clássico

Motor Mais

 

Um novo pneu Pirelli Collezione está disponível para proprietários do lendário Mini. Pirelli Collezione é uma família de pneus projetados para os carros mais icônicos do mundo construídos entre 1950 e 1980, que unem aparência vintage e tecnologia moderna.

 

Para todas as diferentes versões do Mini clássico (incluindo os carros fabricados sob licença da Innocenti), a Pirelli recriou o Cinturato CN54 na medida 145/70 R12, que foi originalmente lançado em 1972. Este é um pneu radial com um desenho de padrão de banda de rodagem e parede lateral semelhante ao original, mas repleta de tecnologia moderna. Em particular, isso inclui os compostos mais recentes para oferecer maior aderência e melhor agarro à estrada em superfícies molhadas, garantindo confiabilidade e altos padrões de segurança sem comprometer o estilo original. Durante o desenvolvimento deste pneu, os engenheiros da Pirelli trabalharam com os mesmos parâmetros que os designers do veículo original usaram, para complementar perfeitamente as configurações de suspensão e chassi do Mini quando ele era uma novidade. Para conseguir isso, eles se usaram como referência os materiais e designs de pneus originais armazenados nos arquivos da Fundação Pirelli em Milão.

 

A Pirelli iniciou o projeto de um pneu Cinturato para o Mini, com um padrão de banda de rodagem denominado 367F, em 1964. Um ano depois, o sucesso do Mini chegou à Itália e a Innocenti obteve licença para produzir os carros em sua fábrica de Lambrate, perto de Milão, com produção continuando até 1975. Em 1976, a Pirelli desenvolveu pneus para o Mini 90 na medida 145/70 SR12 e para o Mini 120 na medida 155/70 SR12. Para as versões esportivas do carro, como o Innocenti Turbo De Tomaso, a Pirelli fez sua “série ampla” especial: pneus radiais com uma de banda de rodagem mais larga e paredes laterais mais baixas em comparação com a borracha tradicional. Na década de 1980, a Pirelli fez o P3 para carros urbanos – que equipou toda a família Mini incluindo as edições especiais Red Flame, Check Mate, Studio 2 e Piccadilly. O Mini renasceu em 2000 sob o guarda-chuva da BMW, e a Pirelli homologou o pneu Eufori@ Run Flat para o novo carro: um produto que era sinônimo de confiabilidade, pois era possível dirigir 150 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h mesmo completamente murcho, graças a uma construção especial capaz de suportar todo o peso do carro.

 

O “fabuloso pneu novo com seu próprio cinto de segurança dentro” foi como a Pirelli descreveu o Cinturato quando foi lançado, um pneu que introduziu a estrutura radial e passou a equipar os carros mais importantes do mundo por mais de 70 anos. Com a introdução do Cinturato CA67, CN72 e CN36, a Pirelli inventou o conceito de pneu esportivo para a estrada – que era necessário para fornecer o máximo de aderência possível para supercarros que marcaram época, como Ferrari 250 GT e 400 Superamerica, Lamborghini 400GT e Miura, Maserati 4000 e 5000. Em meados dos anos 1970, a próxima grande revolução havia chegado na forma do primeiro Cinturato P7, com seu cinto de náilon de zero grau e um perfil superbaixo. Os primeiros carros a usá-lo na estrada foram o Porsche 911 Carrera Turbo, Lamborghini Countach e De Tomaso Pantera. O P7 foi seguido pelo P6 e P5: os predecessores do P600 e P700 na década de 1980, com maior segurança quando se tratava de aderência em piso molhado e curvas. Quando chegou a década de 1990, o P6000 e o P7000 estavam no mercado, melhorando ainda mais a segurança e o desempenho. Em 2009, o nome Cinturato P7 voltou, destacando-se por sua capacidade de reduzir o consumo de combustível e as emissões nocivas, além do uso de materiais ecológicos, mais melhorias no manuseio e na frenagem. O mais recente Pirelli Cinturato P7 é ainda mais seguro, mais eficiente e mais sustentável, com um composto inteligente que se adapta à temperatura ambiente e às condições de direção. (Motor Mais)