Scania anuncia Fábio Souza como novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais

Frota & Cia

 

Fábio Souza é o novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil. A partir de 1 de outubro, Souza sucederá a Roberto Barral, que nos últimos cinco anos vem sendo o principal executivo das operações comerciais no país, e que ocupará, na mesma data, posição estratégica na Europa.

 

Fábio Souza iniciou sua carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2004, liderou a gestão de precificação de peças para a América Latina. Em 2006, foi para a Scania México para atuar como gerente de Serviços e três anos depois se tornou diretor da área. Em 2013, retornou ao Brasil para assumir a diretoria de Serviços e iniciou uma revolução na forma de oferecer soluções e atender as necessidades dos clientes. Ainda foi o responsável por introduzir na empresa no Brasil a conectividade nos caminhões e ônibus e o pioneiro programa de manutenção flexível, com cobrança por km rodado e pagamento por faixa de consumo de combustível. Na posição ficou até 2019, quando foi nomeado diretor-geral das operações comerciais da marca na África do Sul.

 

“É uma alegria imensa retornar ao Brasil para assumir as operações comerciais da Scania e comandar a empresa no desafiador mercado pós-pandemia. Foi fundamental ter uma experiência em outro país, pois minha trajetória na África do Sul agregou experiência como líder e gestor e reforçou ainda o meu modo de trabalhar orientado às pessoas, aos clientes e suas necessidades de negócio, que aliás estão cada vez mais complexas”, afirma Fábio Souza, novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil.

 

Fábio é graduado em engenheira industrial pela FEI, com pós-graduação em administração de empresas e marketing pela ESPM. Possui, ainda, especialização em administração e gestão pela Stockholm School of Economics (Suécia). (Frota & Cia/André Garcia)