Truck & Bus Builder
A Caio Induscar, a principal fabricante brasileira de carrocerias de ônibus urbanos, está desenvolvendo um novo modelo de ônibus 100% elétrico. O veículo, com chassi CaetanoBus e.CC 100 C5845 E.E. importado de Portugal, será fornecido inicialmente à SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista.
Atualmente, só operam na capital paulista ônibus 100% elétricos com bateria, modelos encarroçados pela Caio e pela Marcopolo sobre chassis da marca chinesa BYD, que tem planta em Campinas, no interior paulista.
O início de operação deverá acorrer apenas em 2022 e os veículos estão em fase final de encarroçamento na fábrica da Caio em Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. O chassi CaetanoBus pode ser receber carrocerias entre 9.5 metros e 12,7metros de comprimento total, e tem motores acoplados nos eixos, com potência de 160 Kw @ 1500 rpm e torque máximo de 2500 Nm.
A Mercedes-Benz recentemente anunciou um modelo 100% elétrico, que servirá também para a capital paulista, o e-O500U. O modelo da Mercedes-Benz será produzido em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A CaetanoBus é uma tradicional fabricante de carrocerias de Portugal que também atua em chassis para ônibus elétricos. Desde dezembro do ano passado, a Toyota Motor Europe assumir uma participação importante na CaetanoBus por intermédio da joint-venture 50/50 com o Grupo Salvador Caetano de Portugal, denominado Toyota Caetano Portugal SA. A Toyota Caetano Portugal adquiriu, por 16,32 milhões de euros, 12.000.000 ações da CaetanoBus SA, anteriormente detidas pela Salvador Caetano Indústria, SA (subsidiária do Grupo Salvador Caetano) correspondentes a 61,94% do capital social da primeira. Como resultado da operação, a CaetanoBus não pertence mais à Salvador Caetano Indústria e sim à Mitsui & Co (38%) e à Toyota Caetano Portugal, controlada pelo Grupo Salvador Caetano e pela Toyota Motor Europe (62%). (Truck & Bus Builder)