Rolls-Royce apresenta caminhão de mineração híbrido com redução de emissões em 30%

Blog do Caminhoneiro

 

A empresa Rolls-Royce é conhecida mundialmente por seus carrões de altíssimo luxo, com conforto que não se vê em nenhum outro lugar. Mas, além dos automóveis, a empresa atua em uma série de outras indústrias, como desenvolvendo motores para aeronaves, tecnologia espacial e militar, e também equipamentos para mineração, como o caminhão híbrido que está sendo apresentado na feira MINExpo, nos Estados Unidos.

 

O novo caminhão é equipado com o um “motor pequeno”, o mtu 12V 2000, com 12 cilindros em V e 26,8 litros de cilindrada, com 1.635 cavalos de potência, que opera em conjunto com um motor elétrico.

 

Quando o caminhão entra na mina, descendo vazio, gera energia que recarrega as baterias por meio do sistema mtu EnergyPack. O mesmo sistema também aproveita a eletricidade de toda frenagem do veículo.

 

Quando o veículo sai da mina carregado, geralmente subindo, essa energia alimenta os motores elétricos, e reduz consideravelmente o consumo de combustível do equipamento. A Rolls-Royce fala que o sistema pode baixar o consumo em até 30%.

 

O sistema também pode ser instalado em veículos existentes, substituindo grandes motores diesel por modelo menores e o sistema EnergyPack. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)