Mercado de caminhões segue aquecido com alta de 10% em agosto

Truck & Bus Builder

 

Conforme balanço divulgado pela Fenabrave, a demanda por transporte de carga segue em crescimento no País, com vendas em alta. No mês passado, foram comercializados 12,6 mil caminhões, volume 10,2% superior em relação a julho (11,4 mil unidades) e 56,8% maior em relação a agosto do ano passado, com 8 mil unidades vendidas. De acordo com a federação dos concessionários, foi o quarto melhor mês da série, iniciada em 1957.

 

No acumulado do ano, as vendas somaram perto de 82,2 mil caminhões, com crescimento de 49% sobre as 55,1 mil unidades emplacadas no mesmo período de 2020. O desempenho é o melhor desde 2014, quando foram vendidas quase 88 mil unidades de janeiro a agosto.

 

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o agronegócio segue como o principal responsável pelo desempenho positivo, com 51,5% de participação das vendas de caminhões pesados no mercado total do ano.

 

“Não fosse a falta de componentes, o resultado seria ao menos 20% maior”, estima o Assumpção Júnior se referindo aos desafios logísticos enfrentados pelas montadoras em abastecer as linhas de produção. Com isso, as entregas já começam a ser agendadas para o ano que vem.

 

A Fenabrave prevê crescimento nas vendas de caminhões de 30,5% este ano em relação a 2020, com cerca de 116 mil unidades. (Truck & Bus Builder)