Transfich utiliza caminhões Mercedes-Benz Atego para coleta urbana no Chile

Truck & Bus Builder

 

A empresa Transfich, do Chile, adquiriu 18 caminhões Mercedes-Benz, do modelo Atego, produzidos em São Bernardo do Campo (SP), para aplicação na coleta de lixo doméstico no município de Pudahuel, região metropolitana de Santiago. A Transfich atua há 24 anos nesse setor e ainda cuida da limpeza e da conservação de espaços públicos.

 

“Notamos que (o Mercedes-Benz Atego) é um caminhão muito bom, que foi customizado para nós, pois uma caixa coletora de lixo está montada em sua parte traseira, o que prestaria um serviço de melhor qualidade. Espero que seja uma relação comercial longa e frutífera”, declarou Jaime Briceño, gerente-geral da Transfich.

 

“O Chile é um dos principais e tradicionais mercados de exportação dos veículos fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, sempre demandando produtos inovadores e com melhor custo-benefício. Por meio da consultoria da nossa equipe, entregamos a melhor solução para cada mercado”, afirmou Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina. “Este é o caso do Atego coletor de lixo customizado para a Transfich, caminhão que se destaca pela força, robustez e resistência no trabalho severo da coleta urbana, com economia no consumo de combustível e conforto para o motorista”, acrescentou.

 

Linha de caminhões Atego para coleta de lixo

 

Caminhão resistente e com baixo custo operacional, o Atego se destaca pelo chassi robusto e de fácil implementação, suspensão da cabina de quatro pontos para maior conforto e melhor isolamento de vibrações e absorção de impactos, escape vertical, freio a tambor com regulador automático de lonas e tomada de força no motor ou no câmbio (apenas para o Atego 1729 com câmbio automático).

 

A Mercedes-Benz oferece ao mercado uma completa linha de caminhões para coleta de lixo. Com entre eixos de 4.800 mm e motor OM 926 LA de 6 cilindros com 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, o Atego 1729 4×2 está apto para o uso de compactadores de 19 metros cúbicos. Além do câmbio mecânico de 8 marchas + 1 super reduzida, a marca oferece uma versão equipada com transmissão automática Alisson de 6 marchas.

 

A transmissão automática é uma solução recomendada para operações de coleta de lixo devido ao intenso “para e anda” do veículo, mesmo nas vias estreitas no interior dos bairros, proporcionando mais conforto, segurança e menor custo de operação. O câmbio automático evita trancos na transmissão e reduz paradas de manutenção, pois não utiliza embreagem.

 

O portfólio da Mercedes-Benz para coleta de lixo inclui ainda os modelos Atego 1719 e 1726, ambos 4×2, que permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos. Com entre eixos de 3.600 mm, dão ao cliente a opção de escolha entre o motor OM 924 de 4 cilindros com 185 cv de potência e 700 Nm de torque (Atego 1719) ou o OM 926 LA de 6 cilindros com 256 cv de potência e 900 Nm de torque (Atego 1726). (Truck & Bus Builder)