Mathias Carlbaum, ex-vice-presidente da Scania, vai comandar a Navistar nos EUA

Blog do Caminhoneiro

 

No último dia 25 de agosto, o Conselho de Administração da Navistar nomeou Mathias Carlbaum como o novo CEO e Presidente da Navistar International Corporation a partir de 1º de setembro de 2021. Ele sucederá Persio Lisboa, que ocupa este cargo desde julho de 2020.

 

Persio Lisboa foi fundamental à Navistar nos últimos anos, levando a empresa a ter lucratividade novamente, e executando uma estratégia sólida chamada Navistar 4.0. Após uma curta fase de transição, o Lisboa vai se aposentar.

 

Mathias Carlbaum atuou, até o final de março deste ano, como vice-presidente executivo de operações comerciais da Scania. Depois de uma longa carreira de gerenciamento na Scania, ele tem ampla experiência em vendas e mercados internacionais. Desde abril de 2021, ele lidera a gestão pós-fusão da Navistar em nome do Grupo Traton.

 

Navistar é parte do Grupo Traton, oficialmente, desde o início de julho, quando o Grupo passou a controlar totalmente a Navistar, grupo norte-americano que controla a International Trucks e a IC Bus. De acordo com o Grupo Traton, o negócio foi concluído com sucesso, e o valor total da negociação foi de US$ 3,7 bilhões, cerca de R$ 18,56 bilhões.

 

Desde então, o Grupo Traton detém todas as ações ordinárias da Navistar. Com isso, a Navistar sai da bolsa de valores e foi cancelado o registro da empresa na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Para o Grupo Traton, a adição da Navistar marca o início de uma nova era.

 

A Navistar e as marcas do Grupo Traton, como Scania e MAN, já trabalhavam juntas há cerca de 5 anos, já que a Volkswagen já era dona de 16,7% da Navistar. Com a entrada oficial da Navistar no Grupo Traton, o compartilhamento de tecnologias entre as empresas do grupo vai aumentar. Inicialmente, estão previstos o uso de motores em comum entre todas as marcas do grupo. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)