Prius e Camry saem de cena no Brasil

Jornal do Carro

 

A Toyota deixou de oferecer o hatch híbrido Prius e o sedã grande Camry no mercado brasileiro. Em nota, a marca informa que as importações dos dois modelos, que vinham do Japão, “foram suspensas temporariamente”. Segundo a empresa, a volta da dupla está sendo avaliada e, se isso ocorrer, será no início do ano que vem.

 

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro carro híbrido produzido em grande escala no mundo. No Brasil, o hatch chegou em 2013 já na terceira geração.

 

Até por causa do preço, o Prius nunca chegou a ser um sucesso de vendas no País. Entretanto, serviu de base para o desenvolvimento do Corolla híbrido flexível, o primeiro modelo do tipo cujo motor a combustão pode queimar gasolina e etano.

 

Com o domínio do Corolla (sedã e Cross) nas vendas de híbridos no País, o Prius passou a ser um carro, digamos, sem sentido. Inclusive, o SUV foi o carro do tipo mais emplacado no primeiro semestre de 2021.

 

O Prius chegou ao Brasil na terceira geração. Logo depois, em 2016, veio a quarta e atual geração, que foi reestilizada em 2019. Sob o capô, há dois motores: o 1.8 a gasolina que produz 98 cv e 14,4 mkgf e o elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv.

 

Antes de deixar de ser oferecido no Brasil, o modelo tinha preço sugerido de R$ 190 mil. Além de não ser barato, o hatch passou a sofrer com a concorrência vinda de dentro de casa. Ou seja, da linha Corolla, que tem o mesmo sistema híbrido, porém com motor a combustão com tecnologia flexível. Assim, os emplacamentos, que chegaram a 853 unidades em 2019, caíram para 3 em 2021 – até julho.

 

No entanto, é importante dizer que os números de consumo do Prius eram muito melhores que os da linha Corolla. Na cidade, o modelo veterano podia rodar 18,9 km com um litro de gasolina. Por sua vez, o sedã híbrido flexível faz 16,3 km/l.

 

Camry

 

O Camry também nunca conseguiu fazer sucesso no Brasil. Embora o sedã de luxo seja bom, sempre teve alto preço no mercado brasileiro. Antes de sair de cena, o modelo era tabelado a R$ 319.290. (Jornal do Carro/Jady Peroni)