Kenworth T680 Next Generation é homologado por baixas emissões de poluentes

Blog do Caminhoneiro

 

Os novos caminhões Kenworth T680 Next Generation receberam a homologação da EPA SmartWay, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Essa designação só é dada para veículos que consigam melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de poluentes.

 

Para receber essa importante designação, o Kenworth T680 Next Generation precisa sair de fábrica com um pacote aerodinâmico completo, que inclui carenagens integradas na cabine e no chassi, para-choque aprimorado, calotas nas rodas traseiras, além de defletores de ar entre os pneus, pneus de baixa resistência ao rolamento e recursos que reduzem o uso de marcha lenta.

 

“Estamos orgulhosos de que o Kenworth T680 Next Generation, nosso caminhão mais aerodinâmico de todos os tempos” ganhou a designação EPA SmartWay”, disse Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth.

 

Para o desenvolvimento do caminhão, a Kenworth usou simulações aerodinâmicas inéditas, desenvolvendo cada componente de forma individual, além de testes com partes montadas e com o caminhão completo, que depois foi avaliado em túnel de vento.

 

Graças ao perfil mais baixo do chassi, capô mais estreito e diversas outras mudanças, o novo T680 corta o ar com maior facilidade. Comparando com um modelo sem os opcionais aerodinâmicos, como os defletores de ar, o consumo de combustível é reduzido em 6%.

 

O novo T680 Next Generation SmartWay só pode ser encomendado com motores Paccar MX-13, câmbio automatizado Paccar TX-12 e eixos Paccar. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)