Grupo deve produzir SUVS e picapes em nova unidade

O Estado de S. Paulo

 

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é considerada uma montadora chinesa jovem, embora seja a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVS e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

 

Desde 2011, o grupo tentava vir para o Brasil, inicialmente em parceria com o Grupo Caoa. Em 2019, era citada como uma das possíveis parceiras da montadora brasileira na compra da fábrica da Ford no ABC paulista, mas o negócio não deu certo.

 

O portfólio da companhia está em sintonia com as tendências atuais do mercado brasileiro. Conforme mostrou reportagem do Estadão publicada no domingo, os SUVS (ou utilitários-esportivos) já lideram as vendas de carros no Brasil, com 370,5 mil unidades comercializadas até julho.

 

Picapes e SUVS

 

O volume representa 31,7% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no País, 1 ponto porcentual à frente dos antigos líderes, os modelos hatch. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, essa participação cresça mais 12 pontos porcentuais, chegando a 46%.

 

Em seu portfólio, a Great Wall Motors tem utilitários de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVS, possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco picapes, algumas com tração 4×4 e, portanto, mais voltadas ao off-road.

 

Recentemente, a marca registrou o SUV Jolion no Brasil, um dos modelos mais novos da Haval. O modelo tem porte similar ao do Jeep Compass e é um dos cotados a ganhar produção local.

 

A picape média Série P também é forte candidata a ser feita no País. O modelo foi registrado há um ano e é peça-chave no plano de globalização da Great Wall. Com ela, a marca pretende concorrer com a Toyota Hilux e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do mundo, ao lado da GM e da Ford, líderes da categoria nos EUA.

 

Nos últimos anos, a Great Wall vem expandindo seus negócios, com planos de se tornar global. Em 2013, a GWM comprou a Haval, marca especializada em SUVS e crossovers. Quatro anos depois lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a Ora/euler, marca de carros elétricos – trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, um clone elétrico do VW Fusca.

 

O grupo comprou fábricas na Tailândia e na Rússia e tem uma unidade pequena de montagem no Equador, que abastece Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile – este último mercado é o maior da empresa fora da China, mas as vendas estão na casa de 2 mil veículos.

 

A participação dos mercados fora da China nas vendas da marca está ao redor de 10%. De janeiro a junho deste ano, a companhia vendeu 618,2 mil veículos, com crescimento de 56,5% ante igual período 2020. As exportações somaram 61,7 mil unidades, alta de mais de 200% em 12 meses. (O Estado de S. Paulo)