Fiat Pulse estreia os recursos do Google Assistant em sua plataforma de serviços conectados

Revista Torque

 

Em uma estratégia inédita na indústria automotiva brasileira, a Fiat surpreendeu o mercado ao antecipar a revelação de seu novo SUV no BBB 21 e engajar o público em uma votação nacional para a escolha do nome Pulse (preferência de 65% dos mais de 380 mil votantes, que tinham ainda Tuo e Domo como opções).

 

A Fiat também desvendou partes do desenvolvimento do modelo em uma websérie de cinco capítulos que levou o consumidor para dentro da fábrica de Betim (MG), onde o modelo foi criado, desenvolvido e, muito em breve, será produzido em série. Tudo pode ser acompanhado pela plataforma digital exclusiva de interação com o público: pulse.suv.com.br

 

Após essas iniciativas e também da revelação da personalidade própria do modelo em seu design interno há algumas semanas, a Fiat apresenta mais um pilar do projeto, que demonstra o quão inovador e conectado o Pulse será com a plataforma de serviços conectados da marca, o Fiat Connect Me.

 

Com ela, o cliente do SUV, um dos mais aguardados no mercado nacional, terá mais conveniência, assistência e controle com muito mais segurança, com toda a comodidade dos recursos na palma da mão

 

com seu smartphone ou mesmo smartwatch. Mas a modernidade do Fiat Pulse se mostra ainda nos recursos de Assistência e Assistentes Virtuais: uma oferta inédita em serviços conectados entre seus concorrentes ao contar com a estreia da assistente do Google (Google Assistant), além da Amazon Alexa.

 

Através dos assistentes virtuais Google Assistant e Amazon Alexa é possível realizar operações à distância via comando de voz, da sua casa por exemplo, como abrir e fechar portas, acionar luzes e buzina ou até mesmo a partida e acionamento do ar-condicionado ou aquecedor no veículo. É possível ainda conferir informações do Pulse como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Todas essas funcionalidades podem também ser realizadas via celular ou smartwatch.

 

“Sem dúvida alguma, o Pulse vai ajudar a democratizar o acesso aos serviços conectados para os clientes dentro da linha Fiat. Por meio de uma ampla gama de recursos e funcionalidades, estaremos cada vez mais próximos dos consumidores oferecendo soluções inovadoras que facilitem o dia a dia das pessoas”, comentou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a Américo do Sul e Operações Comerciais Brasil.

 

Além disso, a plataforma Fiat Connect Me oferece outras funções ligadas à Navegação, Manutenção do Veículo e Segurança e Emergência.

 

A Navegação oferecida pelo Fiat Connect Me do SUV Pulse garante mais comodidade aos passageiros. O Mapa Inteligente apresenta informações em tempo real sobre tráfego e radares, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva em 2D ou 3D, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens. Baseado na autonomia atual do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando e sugerindo os postos de combustível no caminho. Há também busca por pontos de interesse pela central multimídia e busca de estacionamento e postos de combustível.

 

É possível ainda localizar o veículo e criar uma rota a pé via Google Maps ou Apple Maps para chegar até ele. O proprietário do Pulse terá à disposição dados importantes relacionados à Manutenção do SUV da Fiat. Por meio do aplicativo ou site, ele poderá acessar em tempo real informações sobre o nível de combustível, status do óleo e do motor, quilometragem total e autonomia ou até mesmo a necessidade de alguma manutenção.

 

Além disso, em casos de emergência relacionada a pane no veículo, o cliente poderá ligar para o call center da marca solicitando assistência, para uma avaliação prévia da situação e identificar facilmente sua localização. A comodidade do sistema é tão grande que não haverá a necessidade de ir à concessionária para atualizar o software da central multimídia. Tudo é feito de forma remota.

 

O Pulse oferece ainda recursos ligados a Segurança e Emergência de nível superior aos clientes. Por exemplo, em caso de emergência médica, o passageiro poderá contatar o call center da marca solicitando assistência. Em caso de acidentes graves, no qual os airbags sejam acionados, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo.

 

Há ainda serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto, alerta no caso de o sistema detectar uma tentativa de furto ou reboque não autorizado, além de alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.

 

De acordo com Flávio Cardoso, responsável pela área de Serviços Conectados da Stellantis, “a Fiat trouxe para o novo veículo o que existe de mais novo e moderno no país em termos de conectividade, e a chegada do Google Assistant mostra que o sistema irá evoluir e sempre trará funcionalidades novas para nossos clientes”. Essas e outras informações podem ser conferidas no podcast com Flávio Cardoso sobre conectividade na plataforma digital do Fiat Pulse: pulse.fiat.com.br.

 

A conversa fala ainda sobre a tecnologia por trás de todo o funcionamento do Fiat Connect///Me, que dispõe de WiFi embarcado e uma antena com alta capacidade que garante a qualidade do sinal no carro e conexão para até oito aparelhos conectados simultaneamente.

 

Não poderia ficar de fora a central multimídia flutuante de 10,1” na horizontal com navegação nativa e mapa em 3D, em posição voltada ao motorista, outro equipamento de última geração que permite, entre outros recursos, controlar o ar-condicionado automático digital. E também o Wireless charger, no qual basta ao cliente posicionar seu smartphone na área específica do console para iniciar o carregamento sem fio de seu aparelho. (Revista Torque)