Governo libera verba para atendimento de saúde de caminhoneiros

Blog do Caminhoneiro

 

Portaria publicada no Diário Oficial da União de ontem, transfere para municípios onde existam Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, uma verba para proporcionar ações de saúde primária aos profissionais.

 

De acordo com a portaria, o valor liberado para esses municípios será de R$ 30 mil para cada um, com verbas federais. Para as cidades, não será necessária nenhuma documentação para receber o valor, que será transferido automaticamente, desde que haja uma PPD na região.

 

O incentivo deverá ser usado no cuidado com a saúde dos caminhoneiros, que muitas vezes apresentam doenças crônicas, dores, problemas psicológicos e outros problemas.

 

As ações deverão ser realizadas em horários alternativos para atender a maior quantidade de motoristas.

 

Esses recursos devem ser utilizados em até 12 meses, a contar da data do recebimento. Caso contrário, deverão ser devolvidos ao Fundo Nacional de Saúde.

 

Todos os municípios vão precisar prestar contas dos gastos, por meio do relatório anual de gestão, que já é utilizado para declarar como foi investido toda verba repassada pelo Governo Federal. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)