VW e-Delivery entrega energia de sobra em operações reais com máxima segurança

Revista Torque

 

Com a opção de seis ou três pacotes de bateria, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar. Essa solução foi construída em linha com condições reais de operações urbanas.

 

Por trás dessa energia, estão baterias de íons de lítio com design otimizado para que os conjuntos fiquem mais leves ao mesmo tempo que oferecem uma das melhores densidades de energia do mercado. Além disso, são livres de níquel, cobalto e manganês, sendo a opção mais sustentável.

 

São refrigeradas a água, com controle de temperatura para prolongar sua vida útil e também podem ser aquecidas, se necessário. Tudo isso de forma totalmente segura. O e-Delivery opera com uma tensão nominal de 650 volts. Todos os componentes do veículo foram desenvolvidos para operar de forma eficiente, sendo acionados apenas quando necessário.

 

O e-Delivery suporta uma recarga em corrente contínua de até 150 kW de potência, bem acima da maioria das opções disponíveis no mercado, o que reduz significativamente o tempo do veículo parado nas estações de carregamento e aumenta a disponibilidade ao usuário. Para a operação, o padrão de tomada é internacional, o CCS-2, seguido também pelo mercado europeu e pela maioria das montadoras de veículos elétricos.

 

Para tornar a experiência do cliente a melhor possível, a VWCO e seus parceiros vão prestar uma verdadeira consultoria quando o assunto é infraestrutura para eletrificação, que irá desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.

 

O e-Delivery foi testado nas situações mais extremas e seu desenvolvimento contempla soluções para qualquer preocupação que se possa ter durante sua operação. Cada componente é monitorado de forma contínua e ininterrupta, através do sistema de telemetria RIO, incluindo as informações sobre o fluxo de energia das baterias.

 

Durante as sessões de recarga, o e-Delivery mantém a tomada travada com o carregador para garantir a segurança e bom funcionamento do sistema. Em caso de qualquer anomalia, o fluxo é interrompido automaticamente e é possível identificar a causa do problema através do computador de bordo do veículo. O veículo pode ser recarregado em qualquer condição climática. Faça sol ou chuva, não há perigo para o usuário em operar este caminhão elétrico.

 

A composição da bateria é a mais segura do mercado, mais estável e com maior resistência a temperaturas mais altas. Sua construção também garante proteção contra água. É extremamente segura, foi severamente testada e aprovada.

 

Como todo veículo elétrico, os cabos de alta tensão são identificados na cor laranja e têm blindagem reforçada. No e-Delivery, são cerca de 50 metros desse cabo com roteiro bem específico para minimizar riscos. Conexões de engate rápido facilitam a troca de qualquer componente de maneira segura. Estas conexões e componentes energizados não ficam facilmente acessíveis ao usuário final, visando à segurança da aplicação.

 

Um grande diferencial do e-Delivery está em seu sistema de direção, com segurança extra assegurada com a adoção de uma bomba hidráulica dupla, que opera em redundância e garante a condução normal mesmo em caso de falha de um dos equipamentos. E a atenção já está no futuro também: para aqueles países em que a legislação requer, o e-Delivery já vem equipado com sistema para emitir som similar ao do caminhão diesel com a função de alertar pessoas próximas da presença do veículo. Pode ser desativado em regiões de restrição de ruído, como áreas hospitalares.

 

Em caso de necessidade, um técnico da VWCO é capaz de monitorar este veículo remotamente a fim de identificar qualquer anomalia que esteja afetando o bom funcionamento do veículo. Como em toda a linha VWCO, cada detalhe é pensado sob medida para oferecer a solução de transporte mais limpo e eficiente ao cliente. (Revista Torque)