VWCO domina categoria de caminhões médios com 76% das vendas

AutoIndústria

 

Disputas acirradas pela conquista de clientes fazem parte do jogo no competitivo segmento de caminhões. Na categoria de médios, no entanto, o mercado parece preferir uma corrida monomarca, a da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

De acordo com ranking da Fenabrave, somente no mês passado, além de ter o Delivery 11.180 como o segundo mais vendido e na liderança na categoria, ao registrar 659 unidades entregues, outros dois modelos da fabricante, os Delivery 14.190 e 13.180, encabeçam a lista dos três caminhões médios mais vendidos no mês. Juntos, os veículos responderam por 76% do total de 1,14 mil unidades licenciadas no subsegmento em julho.

 

Dentre os pesados, onde a competição costuma ser vencida por diferenças de poucas unidades, o Volvo FH 540 colocou uma vantagem confortável. Em julho, os licenciamentos do modelo somaram 759 caminhões, volume que representou 13,4% em mercado de 5,6 mil emplacamentos. Com o desempenho, o carro-chefe da marca garantiu a liderança na categoria e das vendas totais de caminhões no mês, com quase 7% de participação.

 

Juntamente com o irmão Volvo FH 460, o quarto caminhão mais vendido em julho ao computar 450 emplacamentos, a fabricante de Curitiba (PR) encerra o mês com participação de 21,4% das entregas de pesados.

 

O Scania R450 busca não perder de vista o rival FH 540. As 572 unidades licenciadas em julho permitiram ao modelo preservar a vice-liderança na categoria de pesado, com 10,1% de participação, e ainda obter o terceiro lugar no ranking geral de mercado.

 

Encarra a lista dos cinco caminhões mais vendidos, o semipesados Constellation 24.280. O modelo tem um desempenho confortável na categoria. Apenas no mês passado, as 441 unidades emplacadas representaram participação de 14% em vendas totais de 3,1 mil licenciamentos. (AutoIndústria/Décio Costa)