Fenabrave aponta queda de 4,23% em julho, mas mercado cresce no acumulado do ano

O Tempo

 

A indústria automotiva no mundo ainda enfrenta desafios para obtenção de peças e componentes essenciais para as montadoras. A crise dos semicondutores somada à paralisação de algumas fábricas, gerou a escassez de produtos nas concessionárias. O mercado de carros zero km, no entanto, ainda revela nuances importantes de seu poder de recuperação.

 

Vendas positivas

 

Dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados no dia 3, revelam que apesar da retração de 4,23% no emplacamento de automóveis e comerciais leves no mês de julho (162.404) em relação a junho (169.575), as vendas continuam positivas no acumulado do ano. O balanço dos primeiros sete meses quando foram emplacadas 1.169.072 unidades revela alta de 26,21% se comparado ao mesmo período do ano anterior em que foram comercializados 926.277 unidades.

 

Duas lojas

 

Neste cenário, porém, algumas empresas têm sido menos impactadas e se destacam com números mais positivos. É o caso da concessionária Nissan Carbel Japão, que não sofreu queda em julho e apresentou dados superiores em relação ao mercado nacional. A empresa, que tem duas lojas da montadora Nissan em Belo Horizonte, teve um crescimento de 81% nas vendas de veículos no mês de julho (228 unidades faturadas) em relação a junho (126 unidades).

 

Crescimento

 

Os números continuam ainda relevantes quando comparados com o ano anterior. No acumulado deste ano, a empresa somou 1190 unidades faturadas, uma alta de 67% em relação ao ano de 2020, quando foram comercializados 716 automóveis. Também se compararmos o mês de julho (228) da Carbel Japão com o mesmo mês do ano anterior (165), o crescimento foi de 38%.

 

Otimismo

 

Para Thiago Maia, diretor da Nissan Carbel Japão, os dados refletem um cenário de otimismo diante das dificuldades causadas pela crise pandêmica “Essa pandemia não tem gerado só crise, mas também oportunidades de recuperação. Estamos muito preparados para enfrentar esses desafios. Apesar de todas as dificuldades que estão sendo impostas no mercado automotivo, a Carbel Japão está muito otimista e com boas perspectivas. Com certeza, vamos crescer em vendas neste ano em relação ao ano passado”, comemora. (O Tempo)