Great Wall Motors prepara anúncio no Brasil

Jornal do Carro

 

Chegou a hora. Após cerca de uma década estudando o Brasil, a chinesa Great Wall Motors está prestes a anunciar o início da sua operação no País. Nos últimos dias, a montadora começou a fazer postagens subliminares em sua conta oficial no Instagram (@gwmbrasil) com a hashtag “Poder Sem Limites”. Nas imagens, o seu primeiro lançamento, uma picape.

 

Trata-se da Poer ou simplesmente “Série P”, a picape média da Great Wall feita para disputar vendas com ninguém menos que a Toyota Hilux. Sem mais nada a esconder, a marca chinesa, então, publicou nos Stories do Instagram as primeiras imagens oficiais do modelo. Mas sem dizer quando será o lançamento, nem que versões serão vendidas aqui.

 

Por ora, a Great Wall confirma apenas que a picape será o seu primeiro lançamento no Brasil. Assim, pouco a pouco, a marca sinaliza o que o Jornal do Carro já noticia há alguns meses: a empresa apostará na picape GWM e nos utilitários esportivos da marca Haval. Resta saber como será essa oferta, se os modelos virão importados, ou se terão produção local.

 

Como é a picape GWM?

 

Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.

 

Por dentro, a picape também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.

 

Fábrica no Brasil

 

Um mês depois da suposta compra da fábrica desativada da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall ainda não confirmou o negócio com o grupo alemão Daimler. Segundo reportagem do jornal O Globo, o negócio entre Great Wall e Mercedes foi selado no fim de junho. A reportagem, porém, não trouxe os valores, que certamente serão milionários.

 

Para erguer a fábrica de Iracemápolis, a Daimler investiu R$ 600 milhões. A unidade foi inaugurada em 2016 e funcionou por apenas quatro anos. Tem capacidade para montar 20 mil carros anualmente. O município fica próximo de Campinas, no interior paulista, e está “dentro dos padrões necessários para a produção de carros da GWM”, conforme diz uma publicação interna que entregou o acerto entre as fabricantes.

 

No portfólio da Great Wall há veículos de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVs, possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe (GWM) tem cinco modelos de picapes, algumas com tração 4×4 e, portanto, voltadas ao off-road. Dessa forma, é certo que a montadora vai apostar em modelos destes segmentos.

 

Recentemente, a marca chinesa registrou o SUV Jolion no Brasil, um dos modelos mais novos da Haval. O batismo é uma fusão das iniciais de “Joy Life On”, algo como “alegria de viver”. Entretanto, em chinês, se pronuncia Chulian, que significa “primeiro amor”. Com 4,47 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Haval Jolion tem porte similar ao do Jeep Compass e é um dos cotados a ganhar produção em Iracemápolis.

 

Da mesma maneira, o SUV médio Haval H6 já está patenteado e pode ser outro modelo a ganhar produção nacional. Sua carroceria é um pouco maior, com 4,65 metros de comprimento, e se aproxima de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace.

 

Os dois SUVs, por sinal, podem usar o mesmo conjunto mecânico, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira.

 

Nesse sentido, a picape média Série P é forte candidata a ser feita localmente. O modelo foi registrado há um ano e é peça-chave no plano de globalização da Great Wall. Com ela, a montadora pretende concorrer com a Toyota Hilux e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do mundo, ao lado da GM e da Ford, que dominam a categoria nos EUA.

 

Quem é a Great Wall Motors?

 

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares por lá. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

 

Nos últimos anos, a Great Wall vem expandindo seus negócios, com planos de se tornar uma montadora global. Em 2013, a GWM comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, um clone elétrico do VW Fusca.

 

Expansão global

 

Nos últimos dois anos, a Great Wall comprou fábricas da General Motors na Tailândia e na Rússia. E a montadora está perto de fazer o mesmo na Índia, assim como no Brasil (com a fábrica da Mercedes-Benz). Dessa forma, a GWM planeja globalizar suas marcas nos próximos anos, e ser a primeira fabricante chinesa a concorrer mundialmente com grandes marcas.

 

Nesse sentido, a operação brasileira tende a nascer como uma das maiores da empresa. Atualmente, a Great Wall tem uma pequena linha de montagem no Equador, que abastece países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o seu maior mercado na América Latina e o sexto maior globalmente, com 2.435 unidades vendidas em 2020. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)