Falta de componentes força férias coletivas na Renault

AutoIndústria

 

A falta de componentes eletrônicos forçou a Renault a interromper a produção no Complexo Industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, PR. As linhas de montagem da planta dedicada a carros de passeio, conhecida como CVP, permaneceram desligadas na última sexta-feira, 30, e quinta-feira, 29.

 

Os dois dias sem produção, porém, não serão suficientes para equacionar os baixos estoques de componentes na unidade e a montadora determinou férias coletivas que começará na próxima segunda-feira, 2, e vai até o dia 11 de agosto. Os dois dias desta semana serão compensados futuramente.

 

A unidade CVU, base produtora de veículos comerciais, também terá as atividades interrompidas entre os dias 2 e 6 de agosto.  Mas a produção do furgão Master será retomada já na segunda-feira, 9.

 

Em 2021, a montadora já havia paralisado a produção no Paraná entre o fim de março e começo de abril. Apenas os funcionários de atividades essenciais permaneceram no complexo industrial, que tem perto de 6,4 mil trabalhadores. Na época, porém, a Renault negou qualquer dificuldade no abastecimento de peças e componentes, sobretudo semicondutores, problema que então já afetava outras fabricantes no Brasil.

 

A nota oficial da Renault desta sexta-feira, 30 de julho:

 

“A Renault do Brasil informa, que em função da falta de componentes eletrônicos, haverá férias coletivas nas fábricas do Complexo Industrial Ayrton Senna, no período de 02 a 06/08 para a fábrica de veículos comerciais leves e de 02 a 11/08 para a fábrica de veículos de passeio. Além disso, nos dias 29 e 30/07 não haverá produção na fábrica de veículos de passeio. A produção referente a estes dois dias será compensada em datas futuras a serem definidas pela empresa”. (AutoIndústria)