Dez de 13 setores da indústria já mostram níveis de produção pré-pandemia

Frota & Cia

 

As indústrias estão retomando o potencial de produção e consumo de antes da pandemia. Entre 13 dos mais importantes setores da indústria brasileira, 10 já retomaram ou superaram, nesta metade do ano, níveis de atividade que exibiam antes da chegada da covid-19 ao país.

 

A expectativa é que esses setores possam seguir acelerando, ancorados, principalmente, no avanço da vacinação, que pode elevar o consumo. No entanto, há algumas barreiras a serem superadas para que isso aconteça.

 

Entre os riscos, o que mais assola o segmento é o de uma nova cepa do vírus volte a aumentar as medidas de isolamento. Esse recuo poderia causar novos prejuízos para a economia. Além disso, altos custos de matérias-primas e energia elétrica, juros mais altos, desemprego e falta de componentes para a produção em alguns setores são outros vilões para a recuperação.

 

De acordo com Pedro Renault, economista do Itaú Unibanco, a tendência para o segundo semestre é de “normalização”, embora não plena, em vários segmentos. Para ele, parte da indústria está com atividade aquecida mais em razão de reposição de estoques do que por crescimento da demanda. O consumo de bens duráveis, por exemplo, tende a diminuir em segmentos como o de eletroeletrônicos. (Frota & Cia/André Garcia)