Empresa lança calculadora de custos para auxiliar caminhoneiros na negociação de fretes

Blog do Caminhoneiro

 

Qual é o custo real para uma operação de transporte rodoviário de cargas? Esse cálculo é uma das maiores dificuldades que o caminhoneiro enfrenta para determinar o real custo que terá ao realizar um determinado frete, o que dificulta a negociação do preço do frete com a transportadora.

 

Esse desafio foi revelado por um estudo realizado pela FreteBras, que mostrou que 47,2% dos caminhoneiros já fizeram fretes por um valor menor do que consideravam adequado e 31,8% afirmaram não negociar o valor do transporte em todas as ocasiões.

 

Realizada com mais de 1.400 caminhoneiros, a pesquisa também mostra que dois terços dos profissionais não deixam passar uma oportunidade de batalhar por um preço melhor. Nessa mesma linha, 97,7% já chegaram a recusar alguma viagem porque o pagamento oferecido pelo transporte estava abaixo do que esperavam.

 

“Depois de lançar o Índice FreteBras do Preço do Frete, confirmamos que o preço médio do frete não acompanha a alta dos custos do diesel, mas também entendemos que o poder de negociar está nas mãos dos caminhoneiros. Por isso, acabamos de lançar o CalculaFrete. O objetivo é apoiar esses profissionais na gestão dos custos do transporte. É uma forma de empoderar ainda mais os motoristas e ajudá-los a organizar melhor seus gastos para conseguir manter o lucro das viagens”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

 

A calculadores de custos do frete é uma ferramenta, que nesta primeira versão é gratuita e on-line para todo o setor, permite ao caminhoneiro informar alguns poucos dados como valor do caminhão, quantidade de viagens que realiza por mês, quilometragem da viagem, entre outros, para devolver o custo total que terá para cada frete. Com este dado em mãos, o motorista soma o valor de sua diária, pedágios, além de sua margem de lucro desejada, e terá em mãos a informação mais correta de quanto deve cobrar pelo frete.

 

A Calculadora de Custos foi criada com base em informações obtidas por meio de entrevistas, diretamente com os caminhoneiros mais experientes, para entender os impactos de despesas como depreciação do veículo, desgaste de pneus, consumo de combustível, gastos com óleo lubrificante, documentação, seguro, impostos, entre outros.

 

O programa conta também com ações educativas, que são divulgadas nas redes sociais da empresa e através de mídias parceiras e estão em fase de testes também programas de descontos em redes de postos de gasolina. O primeiro piloto está sendo realizado com a rede Sim de Santa Catarina e, dependendo da adesão dos motoristas, poderá ser expandida para outras regiões.

 

“O programa CalculaFrete é algo que sonhávamos há muito tempo e ficamos extremamente felizes de lançar ele em um momento em que o caminhoneiro se vê extremamente impactado pelo aumento dos custos. Ainda estamos em piloto e todas as recomendações de melhoria são bem-vindas. Convidamos todos os motoristas a testarem a calculadora e assumirem as rédeas dos custos do trecho”, finaliza Hacad. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)