Robotáxis da Ford começam a rodar em Miami este ano

AutoIndústria

 

O futuro da mobilidade urbana está bem próximo, começa logo ali em frente no que depender da Ford, Argo Ai e Lyft, respectivamente montadora, desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma e rede de transporte por aplicativo. Isso porque as três empresas prometeram que, até o fim deste ano, os Estados Unidos terão serviço piloto de táxis autônomos.

 

Os primeiros robotáxis da parceria começam a rodar em Miami, Flórida, e a partir de 2022 em Austin, no Texas. Os usuários da Lyft poderão optar, dentro de algumas áreas, por viagens em um carro da Ford com tecnologia de direção autônoma da Arg.

 

Por medida de segurança, reconhecem as parceiras, haverá ainda um motorista no veículo, mas apenas para monitorar o percurso. O programa -piloto servirá de base para a ampliação do serviço, que tem como meta implantar pelo menos 1 mil veículos autônomos na rede Lyft em vários mercados nos próximos cinco anos.

 

“Esta é a primeira vez que todas as peças do quebra-cabeça do veículo autônomo se juntam dessa forma”, enfatiza Logan Green, CEO da Lyft.

 

A implantação dos robotáxis será feita a partir de dados que definirão onde a tecnologia poderá atender os consumidores com segurança. Como parte do acordo, a Argo usará dados anônimos da frota da Lyft para otimizar a segurança e a sustentabilidade do negócio. Em troca, a Lyft terá participação de 2,5% no capital da empresa de tecnologia.

 

“Argo e Ford estão se preparando para ser a operação comercial de veículos autônomos presente em mais cidades e este novo acordo é um passo crucial em direção às operações comerciais completas”, afirma Scott Griffith,

 

Para apoiar a implantação dos primeiros serviços de táxis autônomos, a Ford montará estruturas de suporte em Miami e Austin e depois em Washington, capital dos Estados Unidos. Elas cuidarão do abastecimento, manutenção e limpeza dos veículos envolvidos no serviço. (AutoIndústria)