Ebusco, da Holanda, vence licitação para 39 ônibus elétricos feitos com material sustentável

Diário do Transporte

 

A Ebusco, empresa fabricante de ônibus da Holanda, vai fornecer em 2022 os primeiros ônibus elétricos totalmente montados com peças feitas por compósito.

 

Em comunicado da empresa nessa sexta-feira, 23 de julho de 2021, a fabricante informa ter vencido uma concorrência feita pela operadora holandesa Transdev Nederland.

 

A novidade do modelo é a tecnologia utilizada na fabricação da carroceria: ao invés de aço, são usados diferentes materiais com distintas propriedades físicas ou químicas (compósitos). Isso tornou o peso do ônibus Ebusco 3.0 um terço mais leve que a versão anterior, e até 25% mais leve do que os ônibus urbanos e intermunicipais regulares.

 

A Transdev Nederland que utilizará os veículos a partir de abril de 2022 em suas rotas urbanas e intermunicipais na região de Gooi e Vecht.

 

Mais leves, a Ebusco afirma que estes ônibus percorrerão uma média de 110.000 quilômetros por ano em uma base de carregamento plug-in.

 

A principal vantagem é o consumo de energia. Por ser muito menor, aumenta a capacidade de rodar muito mais quilômetros com apenas uma carga. Além disso, o compósito tem a vantagem de ser extremamente forte e, portanto, possibilita uma vida útil muito mais longa, o que permite que esses ônibus novos possam ser usados por muitos anos.

 

A estimativa é que cada ônibus reduzirá a poluição de CO2 em aproximadamente 1 kg por quilômetro rodado. Com base na encomenda feita pela Transdev, os 39 ônibus Edusco 3.0 possibilitarão uma redução de mais de 30 milhões de kg de CO2 ao longo de todo o período do contrato.

 

Além da carroceria montada com peças compostas, há outras novidades. As baterias estão localizadas no piso, o que torna o ônibus muito mais estável e confortável para dirigir.

 

Além disso, em lugar de espelhos nos retrovisores, os ônibus são equipados com câmeras, o que aumenta a segurança.

 

Internamente, o Edusco 3.0 está mais espaçoso do que antes, com portas USB em todos os lugares, com ar-condicionado e wi-fi.

 

Com o baixo consumo de energia, a autonomia do Ebusco 3.0 não exige o carregamento provisório da bateria na maioria dos casos. Isso faz uma diferença considerável nos custos associados à infraestrutura de carregamento e ao tempo de carregamento. “Como empresa, agora ganhamos mais de nove anos de experiência com ônibus elétricos e carregadores, então sabemos exatamente o que estamos fazendo”, disse o CEO da Ebusco, Peter Bijvelds.

 

O CEO acredita que a bateria com tecnologia LFP usada nesses ônibus é a melhor e mais segura do mercado. “Graças à combinação de todas as inovações que aplicamos, esses ônibus podem viajar até 575 km com uma única carga; o que é realmente único para o transporte coletivo”.

 

O Ebusco 3.0 foi produzido inteiramente na Holanda; em Deurne. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)