Mistura de biodiesel fica em 12%

Blog do Caminhoneiro

 

Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, estabelece uma leve redução no percentual da mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel, de 13% para 12%, válida no 81º Leilão de Biodiesel.

 

Nos meses anteriores, esse percentual já havia sido reduzido, para 10%, em decorrência da redução da oferta da soja, devido aos altos preços da commodity no mercado internacional, com consequente aumento de preço do biodiesel no Brasil.

 

Além disso, o Real foi desvalorizado frente ao Dólar, o que faria o valor do óleo diesel vendido nos postos disparar se a mistura não tivesse sido reduzida.

 

Após a melhora do cenário do biodiesel, o governo decidiu voltar a mistura aos 12%, ainda abaixo dos 13% que estava estipulado anteriormente.

 

“Com o arrefecimento dessa tendência de aumento do preço do biodiesel, fizeram-se presentes as justificativas técnicas para que, no 81º leilão, o percentual de mistura de biodiesel fosse fixado em 12%”, informou a Secretária-geral da Presidência da República. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)